O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (European Quality Assurance in Vocational Education and Training, EQAVET), foi instituído pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.

O seu objetivo é melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro encontra-se em processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, tendo como objetivo o reconhecimento da qualidade das suas práticas. Deste modo, o sistema de gestão da qualidade, alinhado com o quadro EQAVET, permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão e EFP ministradas, através de mecanismos de avaliação interna e externa.

O estabelecimento de processos de monitorização e divulgação regulares dos critérios, indicadores, descritores indicativos de qualidade e relatórios de progresso sustentam a monitorização e avaliação da garantia de qualidade do agrupamento como operador de EFP. Acreditamos que este processo permitirá o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua, assumindo-se como o instigador do reforço de confiança na educação e formação profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.

Documento Base (versão Texto)

Documento Base (versão folheto de divulgação)

Plano de Ação

Relatório do operador