Por iniciativa do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, desde 2001, o Dia Europeu das Línguas tem vindo a ser celebrado, todos os anos, no dia 26 de setembro.
Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:
- Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
- Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
- Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.

Entre 24 e 28 de setembro de 2018, o Departamento de Línguas deste Agrupamento desenvolveu algumas atividades para a comemoração do Dia Europeu das Línguas.
Para assinalar a efeméride, foram colocados cartazes e outros trabalhos de alunos nas diferentes escolas do Agrupamento e decorados os diversos espaços exteriores. Em contexto de sala de aula, realizou-se um quiz sobre expressões idiomáticas das quatro línguas lecionadas.
Foi mais uma ocasião para atestar a diversidade linguística e cultural, assim como chamar a atenção para a importância do estudo das línguas na formação integral dos alunos, em particular, e dos cidadãos, em geral.
As equipas vencedoras, por ano de escolaridade, receberam prémios que também souberam bem às línguas!