A 20 de novembro o AEOB tornou públicos os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o GAA relacionados com a campanha nacional “Estendal dos Direitos” promovida pela CNPDPCJ (Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens), no âmbito do 29.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança pelas Nações Unidas.
Pretendeu-se com esta atividade alertar e sensibilizar para os principais pilares dos direitos das crianças: interesse superior da criança; não discriminação; sobrevivência e desenvolvimento; opinião da criança.
Esta temática foi abordada de várias formas nos diferentes níveis de ensino tendo sido estruturada de uma forma mais específica na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (alunos do 5º ao 8º ano), de onde resultaram as figuras humanas para os “arranjos” e para os “estendais” expostos nas escolas Dr. Fernando Peixinho, Dr. Acácio de Azevedo e na Extensão Frei Gil.
Os diversos Centros Escolares desenvolveram ainda atividades de sensibilização no âmbito desta iniciativa.
O envolvimento de todos os intervenientes foi muito positivo e os trabalhos resultantes bastante criativos.