No passado dia 9 de janeiro de 2019, setenta alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade, dez professores e duas assistentes operacionais, da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, de Oiã, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, desenvolveram o projeto OIÃ EM MOVIMENTO - PEDALAR PELA SAUDE E AMBIENTE! Este projeto faz parte integrante do grande projeto aglutinador, do Agrupamento, para o presente ano letivo: “A Sustentabilidade”.

Com esta iniciativa os professores procuraram desenvolver nos alunos atitudes, valores e conhecimentos, de acordo com o novo perfil de competências. Os participantes nesta atividade deslocaram-se em bicicleta, e carros de apoio, à Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda. É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas, incluindo diversas espécies de aves tais como: rabilas (pitas de água), pica-peixes, garças e vários tipos de patos. Na flora podemos encontrar desde nenúfares, canizia e bonhos. Ainda foi possível observar espécies invasoras, com tantos prejuízos ambientais reconhecidos, como sejam os famosos jacintos de água e outras.
Na Praça do Emigrante os alunos, professores e assistentes operacionais participaram em alegre convívio em vários Jogos Tradicionais Portugueses. No final da manhã houve lugar para todos os participantes partilharem um almoço saudável.
Esta iniciativa foi do agrado de todos os participantes e será uma experiência a repetir oportunamente e, se possível, com uma participação mais alargada.
Destacamos o apoio e colaboração dos Encarregados de Educação, do Órgão de Gestão do Agrupamento, da Estalagem de Fermentelos e da Guarda Nacional Republicana (Escola Segura) - Destacamento Territorial de Aveiro, que fez o acompanhamento dos participantes nesta atividade.
A Organização: Elisabete Ribeiro Correia; Lina Martins; Mário Rui Briosa