A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Bairro tem vindo a realizar diversas atividades que pretendem sensibilizar os alunos e promover a melhoria do ambiente escolar.

Deste modo, na passada sexta-feira, dia 1 de fevereiro, no âmbito da semana da não-violência e da paz, durante o intervalo das 10:15, apelou-se ao combate contra o racismo e ao respeito pela cultura africana, através de um pequeno momento teatral escrito e encenado por Kenedy Pires, um rapaz africano que carrega no seu peito um grande amor pelo teatro e pela sua cor. Seguidamente, Valdir Coimbra, presidente da referida associação, proferiu também algumas palavras que levaram alunos, professores, psicólogas e assistentes operacionais a partilhar abraços calorosos.

Passados 4 dias, na terça-feira, dia 5 de fevereiro, realizou-se uma outra atividade destinada especificamente a alunos do 12º ano, que contou com a presença de ex-alunos da escola, agora estudantes universitários, que se disponibilizaram para partilhar as suas experiências e conselhos. O testemunho destes estudantes, que frequentam o 2º ano da faculdade em diferentes universidades do país e em cursos distintos, contribuiu para a construção de uma visão mais diversificada dos percursos académicos. Foi possível uma interação que resultou numa discussão entre os alunos e os convidados, estando estes prontos a responder a uma grande variedade de questões, relacionadas com a escolha de um curso, universidade, atividades sociais, entre muitas outros tópicos.

Graças a estas atividades, os alunos da ESOB puderam antever novos horizontes no que toca ao seu futuro através de um momento caloroso e de vivências partilhadas pelos estudantes universitários.

Artigo redigido por: Sofia Fonseca, Presidente do Conselho Fiscal da AE