As atividades do projeto “Parlamento dos Jovens” – ensino secundário têm decorrido de acordo com o previsto. Numa primeira fase, os alunos interessados organizaram-se em listas e delinearam medidas (três por lista) adequadas ao tema deste ano letivo – “Reverter o aquecimento global”.
Além da informação disponibilizada na página web do “Parlamento dos Jovens” ou resultante de um de trabalho de pesquisa (sobretudo sobre a realidade local), os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de debater com o deputado Rui Cruz (da bancada parlamentar do PSD) esta temática, o que permitiu aprofundar perspetivas e apurar o sentido crítico sobre esta temática. A sessão com este deputado decorreu no dia 14 de janeiro de 2019, no auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, contando com um número de alunos e professores que preencheu a totalidade da lotação do auditório. Estiveram presentes, além do referido deputado, o Senhor Vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, e a Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Júlia Gradeço.

No dia 22 de janeiro, decorreram as eleições a nível de Escola, depois de três dias de campanha eleitoral marcada pelo civismo e por estratégias diversificadas de persuasão no que respeita às medidas de cada uma das duas listas. Nestas eleições foram eleitos 15 deputados.
Já a sessão escolar decorreu no dia 24 de janeiro. Nesta, os 15 deputados começaram por eleger a mesa que presidiria a sessão escolar. O presidente de mesa foi o aluno António Pato, eleito, também, como o candidato da Escola à presidência da mesa distrital. Nesta sessão foram, ainda, debatidas, aperfeiçoadas, fundamentadas e votadas as três medidas que constam no Projeto de Recomendação da Escola, tendo em vista a sessão distrital.
De realçar que todas estas atividades, realizadas a nível de escola, contaram com elevado civismo, autonomia, responsabilidade e espírito de cidadania dos alunos envolvidos.
A sessão distrital do “Parlamento dos Jovens” (ensino secundário) decorrerá no Museu Marítimo de Ílhavo no próximo dia 11 de março, tendo sido realizada no dia 20 de fevereiro a eleição da mesa que presidirá a esta sessão. Depois das provas prestadas pelos candidatos, procedeu-se à votação da qual resultou a seguinte composição da mesa:
Presidente – António Pedro Pereira Pato  (Escola Secundária de Oliveira do Bairro);
Vice-Presidente – Diana Sofia Cristino Ferreira  (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro);
Secretário-Mariana Parreira Quadros Ferreira  (Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis);
1.º Suplente – Beatriz A. Maganinho (Escola Secundária Oliveira Júnior, São João da Madeira);
2º Suplente – Beatriz R.F. Brandão (Escola João da Silva Correia, São João da Madeira).