No âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”, decorreu mais uma das ações previstas para este ano letivo: as sessões distritais do ensino básico e do ensino secundário.

A sessão do ensino básico decorreu no dia 12 de março, no Cineteatro de Estarreja. As deputadas eleitas, pelo ensino básico, para representar o agrupamento foram: Filipa Oliveira (9º F), Juliana Oliveira (9º I) e Margarida Fernandes (8º F), que desempenharam de forma brilhante a sua função, pois apresentaram e defenderam com argumentos claros e evidentes o projeto de recomendação do nosso agrupamento. Fizeram, ainda, várias intervenções: no período de perguntas à deputada Regina Bastos (PSD), na apresentação, no debate na generalidade e no debate na especialidade, dos projetos de recomendação. O nosso agrupamento não foi eleito para a sessão nacional, mas temos de louvar todo o empenho, dedicação, motivação e entusiasmo que todos os alunos participantes neste projeto denotaram na apresentação das suas medidas para as Alterações Climáticas-Salvar os Oceanos.

No que respeita ao ensino secundário, a sessão distrital decorreu no dia 11 de março, no Museu Marítimo de Ílhavo. Merece especial realce o facto da mesa desta sessão ter sido presidida por um aluno do nosso agrupamento – António Pato (da turma E do 12º ano), eleito entre todos os candidatos do distrito de Aveiro. Quanto aos deputados, representaram a nossa escola os alunos Carina Dias Oliveira (10ºB), Tatiana Adão Gonçalves Ferreira (12º E) e Mário João Pereira Lopes (aluno da turma E do 12º ano, que participou como deputado suplente).

O António Pato esteve brilhante na competência com que exerceu a presidência da mesa (poderá, quiçá, voltar a brilhar na sessão nacional, caso seja eleito para essa função). Os restantes colegas, enquanto deputados, brilharam também, mas, apesar disso, não fomos uma das Escolas eleitas para a sessão nacional, o que não retira, porém, qualquer mérito ao seu desempenho, pois participaram com dedicação e entusiasmo, representando muito bem a nossa Escola e Agrupamento. Merecem, pois, uma palavra de apreço e de agradecimento.

Nesta sessão foram debatidos e votados os projectos de recomendação de cada Escola, cada um com três medidas relativas ao tema, Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global. O projecto vencedor foi, depois, aperfeiçoado nas comissões parlamentares, sendo votada a versão definitiva que constituirá o projecto do grupo parlamentar que representará o círculo de Aveiro na sessão nacional. Esta sessão contou com a presença do Senhor Deputado Rocha Andrade, do grupo parlamentar do PS, o qual, no início desta sessão, respondeu a questões colocadas pelos deputados representantes das escolas.