Numa crónica recente, Tolentino Mendonça escrevia que aquilo que pedimos aos livros, aos amigos e às histórias que ouvimos é que nos ajudem a ver. Provavelmente, é isso que os professores pretendem das visitas de estudo, ou seja, que os ajudem a ver e que ajudem também os alunos a ver. Com essa intenção, as professoras de Português do 12º ano da Escola Secundária de Oliveira do Bairro levaram 72 alunos a Lisboa no passado dia 29 de abril. Da parte da manhã, os alunos participaram na atividade «Olhar, Ver, Interpretar», uma visita orientada à Coleção do Fundador / Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. À tarde, partiram num passeio literário denominado «Lisboa, onde o mar se acabou e a terra espera», percorrendo os lugares do romance «O Ano da Morte de Ricardo Reis», de José Saramago, acompanhados pela leitura de excertos da obra. Uma visita para que olhemos com mais atenção e possamos ver melhor.