No âmbito do plano anual do Centro de Ciência, Tradição e Cultura/Clube Unesco, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, promoveu esta entidade a 4ª edição do concurso”Os nossos avós eram cientistas”, dirigido a Jardins-de-infância e Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico.

Trata-se de um concurso que procura incentivar o gosto pelas tradições, aliado à explicação científica das mesmas.
O importante é contribuir para que a nossa cultura e as nossas tradições sejam valorizadas, e que as novas gerações as conheçam, as divulguem e as preservem.
Neste sentido, o Jardim de infância do Troviscal, desenvolveu ao longo do 2º período, um projeto com o tema ”O sol e o vento na cura do bacalhau - a secagem como método de conservação”, no qual participaram as crianças, algumas mães, avós e bisavós.
Na sala observaram o bacalhau fresco, o processo de salga e a secagem do mesmo.
Selecionados em 1º lugar, na categoria de jardins de infância, irão receber o merecido prémio (livros, jogos,etc), no dia 25 de maio, em cerimónia a realizar na Escola Superior Agrária em Castelo Branco.
Troviscal, 22 de maio de 2019
A educadora Rita Magano