O projeto “Sustentabilidade” apresentado pela turma do 9ºK da Escola Dr. Fernando Peixinho foi um dos vencedores do Programa Social Escolar 5.0 – Escola em Viagem e que foi posto em prática nos dias 30 e 31 de maio ao visitar e conhecer um pouco mais da nossa capital.
Trata-se de uma parceria estabelecida entre a Direção-Geral da Educação, a Movijovem e o Instituto Português do Desporto e Juventude que permite a todos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, públicos, que lecionam o 3.º ciclo do ensino básico e ou o ensino secundário, a realização de visitas de estudo, com alojamento gratuito para alunos e professores, em todas as Pousadas de Juventude da Rede Nacional de Turismo Juvenil geridas pela Movijovem.

Neste âmbito, foi atribuída à turma candidata, estadia na Pousada da Juventude de Almada, juntamente com as suas professoras acompanhantes, o que permitiu a estes alunos a oportunidade de vivenciar experiências fantásticas e únicas, na grande parte dos casos, pela primeira vez.
Começaram por visitar alguns monumentos históricos e emblemáticos em Belém, nomeadamente, a Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, MAAT- Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Museu da Presidência e Palácio de Belém onde se assistiu, com grande admiração e respeito, ao render da Guarda Nacional Republicana, não faltando a visita à Fábrica dos Pastéis de Belém com a obrigatória degustação desta maravilha gastronómica.
Depois do almoço ambulante pelos jardins de Belém, seguiu-se uma visita à baixa pombalina, em que, a partir do Rossio, seguiram até ao Cais das Colunas junto ao Tejo. Aqui, envolvidos numa arquitetura geométrica característica da época do Marquês de Pombal, para além de assistirem à arte e música vivida na Rua Augusta puderam ainda contemplar o Teatro de D. Maria II, Castelo de São Jorge, Elevador de Santa Justa, Armazéns do Chiado, o famoso Arco no Terreiro do Paço, estátua equestre de D. José I entre outros, onde o elétrico ia e vinha dando ainda mais movimento à capital.
Após o jantar no Centro Comercial das Amoreiras seguiu-se para o Teatro Politeama, momento alto de toda a viagem, para assistir ao Musical de Filipe La Féria – Severa. Espetáculo grandioso, uma verdadeira obra de arte, um extraordinário musical a que todos ficaram rendidos, tendo os alunos assumido, posteriormente, que foi o que mais gostaram na viagem.
Chegados à Pousada, puderam desfrutar do descanso merecido após tanta novidade, que não fosse o calor tórrido sentido durante o dia, dir-se-ia, perfeito!
Já no segundo dia, depois da oferta do pequeno-almoço na pousada, antes de sair de Almada, visitou-se o Santuário Nacional de Cristo Rei, monumento mais alto de Portugal com 110 metros cujo miradouro oferece uma das melhores vistas de Lisboa. Rumou-se de seguida para o Parque das Nações, começando por se avistar as duas famosas torres habitacionais – São Gabriel e São Rafael ladeando o Centro Comercial Vasco da Gama, onde se almoçou. A visita terminou com a ida ao Oceanário desfrutando do programa “Lusíadas” que contextualiza e articula os mares e locais de proveniência dos animais a visitar com o caminho marítimo para a Índia relatado em os Lusíadas.
Esta viagem tornou-se realidade, por um lado, graças à iniciativa das professoras mentoras do Projeto, Teresa Pereira, diretora de turma e Alice Oliveira de Físico-Quimica, que contaram ainda com a colaboração da professora de História, Paula Leitão para contextualizar e preparar os alunos em termos históricos e ainda como “guia turística” do grupo nos locais a visitar e da Educadora, Anabela Pires, na assistência exemplar que prestou à aluna da turma com mobilidade reduzida.
Por outro, graças ao incentivo e diligências prestadas pela Sra. Diretora e pelo apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro na cedência de transporte.
Os alunos tiveram um comportamento exemplar e avaliaram esta atividade como muito proveitosa, culturalmente bastante enriquecedora e que lhes vai ficar na memória para sempre, tendo excedido todas as expectativas.


 

Contactos

Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

Fax: 234 748 227   

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt

Social

 

Parcerias