Erasmus+ é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. 

O Erasmus+ oferece oportunidades de mobilidade e cooperação em: educação escolar (incluindo educação e acolhimento na primeira infância); ensino e formação profissionais; ensino superior; educação de adultos; juventude e desporto.

 
 

Erasmus+

 

 

 

"Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation And Evaluation Strategies”

 

Nos passados dias 5 a 9 de setembro, a psicóloga Fátima Clemente e os docentes Fátima Castro e Helder Graça estiveram em formação na cidade italiana de Florença, em representação do AEOB, a participar no curso supracitado aqui descrito.

Durante essa formação tivemos a possibilidade de tomar contacto com métodos e plataformas de ensino que nos eram desconhecidos ou que ainda são pouco utilizados e partilhámos as nossas experiências com outros colegas europeus.

No primeiro dia, após as apresentações individuais, do estabelecimento de ensino representado pelos participantes e da região em que ele se insere, trabalhámos os aspetos relacionados com a boa gestão da sala de aula. Assim, focámo-nos na necessidade de dar instruções claras aos estudantes.

No segundo dia, o foco da formação foi colocado nas regras a observar em contexto de ensino. Abordaram-se os temas relacionados com a gestão das regras face a comportamentos desviantes, com o estabelecimento de regras concretas e/ou de novas regras.

No terceiro dia, abordou-se a Flipped Classroom, ou seja, a Sala de Aula Invertida, em que o aluno deixa de ser o simples recetor do conhecimento, mas que constrói o seu próprio conhecimento, com base nas indicações que o professor lhe dá e sob a sua supervisão. De tarde foram apresentados trabalhos realizados.

No quarto dia, deu-se relevo a aplicações e plataformas de ensino que servem de motivação e captação da atenção dos alunos. À tarde apresentaram-se trabalhos feitos com base no trabalho realizado anteriormente.

No quinto e último dia de formação, tomámos contacto com a utilização de jogos na aprendizagem e procedeu-se a uma discussão sobre a experiência de formação realizada. No final foram entregues os Certificados de Participação e deu-se por concluída a formação.

A experiência foi extremamente gratificante, quer pela aprendizagem efetuada, quer pela partilha de conhecimentos, que servirá de ponto de partida para experiências a aplicar no nosso agrupamento, em benefício dos nossos alunos e do meio em que eles se inserem.

 

 

 

 

 

 

 

No passado dia 2 de setembro de 2022, na reunião geral de professores, a Equipa Erasmus+ apresentou a toda a Comunidade Educativa o plano Erasmus+ e os principais objetivos/metas a atingir.

A equipa apresentou os inúmeros benefícios e efeitos positivos que a Mobilidade Erasmus+ traz, incitando os colegas à participação nas próximas.

Deu a conhecer também a primeira mobilidade para formação docente, através da partilha dos colegas participantes e da visualização de um pequeno vídeo da mesma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“The Social, the Emotional and the Digital Approach”

Entre os dias 18 e 23 de julho de 2022, as docentes Rosário Carvalhais (2.º ciclo), Fernanda Silva (1.ºciclo) e Esperança Gomes (pré-escolar) participaram numa formação, no âmbito do Programa Erasmus+, com o intuito de adquirirem uma maior capacitação na introdução de atividades/técnicas inovadoras no domínio da autorregulação emocional.

O grupo de formação era constituído por docentes portuguesas, austríacas e romenas, sendo orientado por uma formadora italiana.

As sessões alternaram entre momentos expositivos e momentos de trabalho colaborativo na Europass Teacher Academy, em Barcelona, recorrendo a outros locais da cidade, como a Universidade e o Museu da Ilusão, e a uma pequena visita guiada para atividades práticas.

Foi uma semana muito enriquecedora e proveitosa, quer pelo facto de as docentes serem de níveis educativos distintos e partilharem entre si diferentes perspetivas e metodologias pedagógicas, quer pela interação entre os participantes, quer ainda pelas diferentes ferramentas proporcionadas pela formação. Para conhecer mais em pormenor os objetivos do curso, pode ser consultado o seguinte link.

Também Barcelona, enquanto cidade europeia recheada de arte, história e outras expressões culturais, se constituiu como uma oportunidade única de enriquecimento pessoal e profissional, dado que os docentes são por excelência mediadores de cultura.

 

 

 

Developing Flexibility for Success

 
 

 

O D-Flex foi um projeto que teve como objetivo promover a colaboração e partilha de diferentes estratégias e práticas de ensino entre profissionais de diversas áreas, reforçar a competência linguística dos participantes, conhecer colegas de diversas culturas em toda a Europa para estabelecimento de parcerias. 

Na era da migração económica generalizada, onde a noção de fronteiras desaparece, dissipar mitos, destruir estereótipos e preconceitos parece ser uma prioridade europeia, com a valorização consciente das pessoas e o aproveitamento da diversidade cultural.

O projeto foi disseminado no agrupamento e, para além de promover novas abordagens para a sala de aula - ou para fora dela, resultou em parcerias para uma melhor compreensão e cooperação entre os cidadãos europeus de amanhã.

A Europa e a vida escolar estão se movendo rapidamente. Que tipo de escolas queremos para o futuro? Como apoiamos o aprendizado e motivamos os nossos filhos melhor? Qual é o papel das TIC nas salas de aula modernas? Como podemos efetivamente usar diferenciação pedagógica na sala de aula? Todas estas questões foram e serão melhor respondidas se forem discutidas entre pares, estudantes e pais de diferentes áreas da Europa.

Queres saber mais? Entra neste link e poderás inteirar-te melhor do projeto e das atividades.

 
 

 

Sabias que o nosso Agrupamento se candidatou ao Programa ERASMUS+, Ação-Chave I – Ensino Escolar e que a sua candidatura foi aprovada?! Sim, é VERDADE!!!

 
 

É IMPORTANTE que estejas atento à página da escola https://aeob.edu.pt/ e aos futuros anúncios sobre este programa, uma vez que iremos ter mobilidade de alunos, pessoal docente e não docente a decorrer no próximo ano letivo e esta poderá ser a TUA OPORTUNIDADE para participar numa grande aventura de conhecimento e experiências enriquecedoras.

Fica ATENTO e não deixes passar as inscrições para a seleção dos candidatos participantes. Quando sair a publicação, poderás tomar conhecimento dos critérios de seleção e prazos a cumprir.

 

CONTAMOS CONTIGO!!!  ATREVE-TE a VOAR e a SER+!


 

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt