aeob.edu.pt

EBOB - uma escola à procura da sustentabilidade

Ao longo do ano letivo 2016/2017, a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Acácio de Azevedo tentou melhorar a sua ação em relação ao ambiente e à sustentabilidade, implementando o programa Eco-escolas, coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Alimentação sustentável, resíduos, energia, geodiversidade, biodiversidade e água foram alguns dos assuntos debatidos e trabalhados ao longo do ano. Neste âmbito, destacam-se várias atividades que puseram à prova a criatividade e o empreendedorismo dos nossos alunos e professores, como por exemplo:

- Concurso “Escola – Geração Depositrão” - O depositrão criado pelos alunos do 7.º C foi reconhecido e premiado a nível nacional pela empresa ERP –Portugal. A recolha de resíduos elétricos e eletrónicos na nossa escola atingiu os 285 kg e, a nível nacional, foram recolhidos 413 toneladas que reverteram num donativo de 6000 euros para a Operação Nariz Vermelho.

- Concurso “Cria um Super Vegetal” da empresa Compal – Destaca-se a participação das alunas Ana Rita Conceição, Maria Eduarda Almeida, Mariana Domingues, Marta Figueiredo e Matilde Micaêlo, com o seu herói “Super-Saúde”.

- Concurso Nacional Eco-Código – O Eco-código elaborado pelas alunas Beatriz Oliveira, Gabriela Henriques, Mariana Oliveira e Matilde Silva do 7.ºC foi selecionado a nível de escola para representar-nos a nível nacional.

- Construção de minipapelões para as salas de aula – Trabalhos realizados por alunos do 7.ºA.

Estas e outras participações engrandeceram o nosso Agrupamento e colocaram-no mais uma vez no mapa nacional das práticas de mérito em termos de educação. Toda a comunidade escolar está de parabéns pelo trabalho desenvolvido em torno da sustentabilidade. Muito ainda há a fazer…

Umas boas Eco-Férias para todos!


Apresentação da PAP 2017

Mais uma etapa superada! O momento tão temido pelos alunos que afinal se transforma num momento de magia: "Apresentação da PAP".

Foi nos passados dia 12 e 13 de julho de 2017 que os nossos alunos do Curso Profissional de Restauração-Variante Cozinha e Pastelaria, bem-dispostos e descontraídos, apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional recebendo elogios, críticas construtivas, sugestões para o futuro, enfim, momentos que deixam saudades.

Uma equipa fantástica.

Obrigada aos elementos externos à escola que, amavelmente, aceitaram o nosso convite e compuseram o nosso Júri.

Aos nossos alunos, muitos parabéns e que o futuro profissional e pessoal lhes proporcione a concretização de todos os sonhos.


Simpósio TRASE

TraseErasmus+

O auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro foi o local escolhido para acolher o simpósio TRASE – Formação em Educação Sexual para Pessoas com Deficiência Mental, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, no dia 10 de julho de 2017.

Simpósio TRASE

Ao simpósio, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, assistiram não só os professores do agrupamento, mas também representantes de diversas instituições da região, muitas das quais se dedicam ao apoio do cidadão com deficiência mental.

Continuar...

Projeto “SMOKE THE FIRE” da Escola Secundária de Oliveira do Bairro vence prémio FAQtos

Prémio FAQtos Prémio FAQtos

Os alunos Diogo Albuquerque, Samuel Santos, Vitaliy Davydovych e o professor Joaquim Almeida da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, venceram a final do “Prémio FAQtos 2017 – Aplicando as RF”, que se realizou no dia 8 de Julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico (IST). Os jovens apresentaram o projeto “Smoke The Fire” que trata de um dispositivo detetor de fumo a instalar no topo de árvores e postes de eletricidade para auxiliar o combate a incêndios.

Este prémio é uma iniciativa do INOV-INESC, com o Instituto Superior Técnico, no âmbito do FAQtos, o projeto português que informa o público sobre os impactos da radiação eletromagnética emitida por sistemas de comunicações móveis na saúde e no ambiente.

Continuar...

Rodrigo - Uma criança como eu

Rodrigo - Uma criança como euNo dia vinte e dois de junho de 2017, pelas dezanove horas, na Escola Básica de Oiã Nascente, os alunos do 4º ano da turma ON4 apresentaram um dos projetos que desenvolveram ao longo do ano letivo.

O projeto apresentado consistiu na apresentação de um livro redigido ao longo do ano letivo. Foi um projeto arriscado! Mas como ambiciosos que são estes alunos, este foi só mais um desafio.

Inicialmente os alunos ficaram entusiasmados com a ideia mas, ao mesmo tempo preocupados, pois era um desafio para o qual não estavam preparados; implicava um grande trabalho de equipa, os textos tinham uma extensão muito superior ao habitual, ainda tinham que ser criativos e pesquisar para não escreverem informações erradas.

Continuar...

Escola Básica Dr. Fernando Peixinho na Festa da Flor em Oiã (2017)

Escola Básica Dr. Fernando Peixinho na Festa da Flor em Oiã


Dia do Nariz Vermelho 2017

Clica para ver as fotosNo dia 1 de junho celebrou-se o Dia do Nariz Vermelho nas Escolas, uma iniciativa cujo objetivo é divertir, educar e sensibilizar os alunos para as questões sociais. A Escola Dr. Acácio de Azevedo, a Escola Dr. Fernando Peixinho e a Escola Secundária de Oliveira do Bairro aderiram a esta iniciativa, desafiando a comunidade escolar a refletir e a deixar uma resposta à pergunta “O que te faz sorrir?”, um dos desafios propostos para a comemoração desta data, neste ano letivo. Para além disso, contribuímos com a venda de narizes vermelhos e t-shirts, cujo valor reverteu na totalidade a favor da Operação Nariz Vermelho. Agradecemos a todos os que se uniram em prol desta causa e fizeram deste um dia tão especial!

“Porque estar doente não tem graça nenhuma, o nosso apoio é fundamental para ajudar os Doutores Palhaços a receitar alegria!”

Clica para ver as fotos


LADINO - Miguel Torga

Ilustrações realizadas pelos alunos do  7º ano, das turmas A,C e E, no âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com a disciplina de Português, que analisou o conto.

Esta atividade teve como objectivos primordiais o desenvolvimento de exercícios de caráter criativo, incentivar os alunos a compreenderem e a usufruirem da linguagem estética da ilustração, da pintura e da literatura, contribuir para a literacia em artes, promover a interdisciplinaridade e em divulgar e dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelos alunos de modo a incentivar a sua auto-estima.


Escola SaudávelMente 2016-2018

Escola SaudávelMente 2016-2018A Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou a campanha “Escola SaudávelMente 2016-2018", com o objetivo de reconhecer e divulgar as boas práticas das escolas/agrupamentos na promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo, algo absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens. De entre as 253 candidaturas apresentadas, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro foi uma das 99 escolas/agrupamentos distinguidas com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo 2016-2018” a nível nacional. A cerimónia de entrega deste prémio decorrerá em Lisboa, no início do próximo ano letivo.

http://escolasaudavelmente.pt/noticias


Pág. 2 de 45

logotipo AEOBDescarregue aqui o nosso logotipo

GIAE

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates