aeob.edu.pt

Não Violência e Paz na Escola

Não Violência e Paz na Escola Não Violência e Paz na Escola


EB Dr. Fernando Peixinho - Oiã

Dezembro foi palco na nossa escola de algumas atividades que promoveram o espirito de cidadania, de tolerância e de inclusão no seio dos nossos alunos.

Nesse âmbito, e como forma de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado a 3 de dezembro, recebemos no dia 5 de dezembro a Fanfarra da CERCIAG. Foi um momento em que os nossos alunos puderam perceber que a Pessoa portadora de deficiência é capaz de desenvolver uma série de capacidades e talentos e desta forma sentir-se como parte integrante da sociedade.

O último dia letivo de Dezembro foi assinalado na Escola com a presença de um insuflável, que foi proporcionado pelo pai de um aluno que frequenta a Unidade de Multidificiência, que resultou em brincadeiras e divertimento contagiante das nossas criança do pré-escolar e 1º ciclo.

Ao fim da tarde, realizou-se na sede da Junta de Freguesia de Oiã a Festa de Natal. Toda a Comunidade Educativa participou enriquecendo a festa com a diversidade de culturas e peças apresentadas, resultando num momento de verdadeira partilha e incentivo à tolerância.

A Escola de Oiã agradece a todos os que se disponibilizaram a participar: alunos, pais, professores, onde se incluem os das Atividades Extra Curriculares. Aproveitamos ainda para desejar que este tempo de Natal seja passado em ambiente de paz e felicidade por toda a comunidade escolar.


Dia Nacional do Voluntariado

Dia Nacional do VoluntariadoNo passado dia sete de dezembro, os alunos da turma de Economia C do 12.º Ano, assinalaram o Dia Nacional do Voluntariado com uma visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.

Durante uma enriquecedora manhã, tivemos a oportunidade de oferecer uma simbólica flor e partilhar histórias, sorrisos e gargalhadas com os idosos desta Instituição. A alegria nos seus rostos ao ver jovens preocupados consigo, é a única recompensa que um voluntário precisa para se sentir realizado e experienciar a sensação de “missão cumprida”

Beatriz Bastião 12.º C


Conversas por cá…

No último dia de aulas, as turmas de 9º ano da escola básica de Oiã tiveram um “presente no sapatinho”, que se traduziu numa manhã repleta de experiências diferentes!

Começámos com uma conversa com o campeão de kickboxing, o Bruno Susano e com a também campeã da modalidade, Cátia Batista. O Bruno deixou o seu testemunho pessoal sobre as dificuldades pelas quais passou enquanto criança e jovem, designadamente, ter sido vítima de bullying e de violência doméstica. Encontrou no desporto, designadamente no kickboxing, o seu escape e a sua oportunidade para singrar na vida. Deixou muito clara aos nossos alunos a necessidade de trabalho e persistência na prossecução de objectivos pessoais. Possibilitou ainda aos presentes a oportunidade de experimentarem alguns exercícios práticos da modalidade.

A manhã continuou com o Pedro Santos, aluno da ESOB, a deixar também o seu testemunho sobre a importância do desporto na sua vida, nomeadamente o breakdance. Os colegas tiveram a oportunidade de experimentar alguns passos e fazer uma “battle” entre raparigas e rapazes!

Foi sem dúvida uma manhã diferente mas ainda assim repleta de aprendizagens e de mensagens muito importantes!

Agradecemos ao Bruno, à Cátia e ao Pedro a disponibilidade e a entrega nestas conversas!


Concurso “Contar o Holocausto”

Concurso “Contar o Holocausto”Concurso “Contar o Holocausto”Trabalho de alunos do Agrupamento distinguido com uma menção honrosa

No passado dia 29 de novembro, os alunos do 11º E, Alexandre Mota, Diogo Ribeiro e Mário Lopes estiveram presentes numa cerimónia, que teve lugar nas instalações da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, onde receberam o prémio correspondente à sua participação no concurso, organizado pela Memoshoá, “Contar o Holocausto”.

O trabalho dos alunos, um poema intitulado “Vi o teu rosto…”, foi distinguido, entre muitos trabalhos apreciados pelo júri, com uma menção honrosa e resultou de um processo de pesquisa, seleção e organização de informação, desenvolvido no âmbito da disciplina de História B, sobre a temática da violência genocida e sobre a negação dos Direitos Humanos, quer no passado quer no presente.

Na sua deslocação a Lisboa, os alunos foram acompanhados pelo docente responsável pelo projeto, António Travassos e pelo Professor Hélder Rosa, em representação da Direção do Agrupamento. Em representação da autarquia, estiveram também presentes na cerimónia a Vereadora da Educação e Cultura, Dra Lília Ana Águas e Responsável da Educação, Dra. Clélia Nogueira.


 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


 

Pág. 6 de 72

logotipo AEOBDescarregue aqui o nosso logotipo

Exames

Provas de Aferição

GIAE

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Escola Saudável Mente

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates