aeob.edu.pt

O metabolismo do RNA mensageiro, o seu controlo de qualidade e relevância nas doenças genéticas e cancro

Conversas com CháNas células humanas, o processo de expressão génica envolve múltiplos passos, desde a transcrição até às modificações pós-traducionais da proteína nascente, em que os RNA mensageiros (mRNAs) são o intermediário fulcral. O pré-mRNA é transcrito a partir do DNA e processado. O mRNA maduro é então transportado para o citoplasma, onde é traduzido para proteína e finalmente degradado. Sabe-se hoje que a maioria dos passos do processo de expressão génica, se não todos, podem ser regulados, o que permite o controlo espácio-temporal da expressão génica. Um dos objectivos das nossas actividades de investigação é estudar de que modo mutações associadas a diferentes doenças genéticas e cancro podem afectar o metabolismo do correspondente mRNA. A grande complexidade da expressão génica também torna o processo vulnerável a erros. No entanto, existem mecanismos celulares de controlo de qualidade que asseguram a fidelidade da expressão génica. No âmbito das nossas actividades, estamos também interessados em estudar estes mecanismos. Neste encontro, iremos apresentar e discutir diferentes aspectos da vida dos mRNAs e da sua relevância tanto na patofisiologia de diferentes doenças genéticas e cancro como na correspondente terapia.

Luísa Romão

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Departamento de Genética


2012 - Novos preços dos transportes

Chama-se a atenção a todos os interessados para os novos preços dos transportes escolares.


Parlamento dos Jovens - sessão de debate

Terá lugar na próxima segunda-feira dia 9 de Janeiro de 2012, pelas 15:00h, no auditório da Escola Secundária, uma sessão de debate subordinada ao tema “Redes Sociais: combate à discriminação" (sessão do básico) e “Redes Sociais: participação e cidadania” (sessão do secundário).

Esta sessão insere-se no projecto “Parlamento dos Jovens” e vai contar com a presença do Dr. Pedro Nuno Santos, deputado da bancada socialista na Assembleia da República.

Consulte aqui os cartazes: Ensino Básico e Ensino Secundário


Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

No passado dia 5 de Dezembro o Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro comemorou o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Assim, nas Escolas Básicas Dr. Acácio de Azevedo e Dr. Fernando Peixinho decorreu um espetáculo de magia proporcionado pelo professor Marcos do Vale e ainda atuou a fanfarra da CERCIAG e o grupo folclórico da APPCDM de Anadia. Na escola secundária atuou, por sua vez, a fanfarra da CERCIAG e decorreu uma pequena exposição de ateliers dinamizada por pessoas portadoras de deficiência. Nas restantes escolas do 1º ciclo decorreu um concurso do melhor slogan/desenho relativo à problemática da deficiência. As atividades foram do agrado da comunidade escolar refletindo-se no empenho dos participantes e na interação que houve com os atuantes. Os alunos do CEF de fotografia da escola Dr. Acácio de Azevedo fizeram o registo fotográfico deste evento. O grupo organizador deixa aqui o seu agradecimento pela colaboração prestada bem como aos professores que acompanharam as turmas aos diferentes espetáculos.

Os docentes de Educação Especial envolvidos nesta comemoração, consideram ter atingido o importante objetivo de contribuir para promover a inclusão escolar dos alunos portadores de deficiência.

Vencedores do concurso do 1º ciclo:

1º ano: Escola Básica de Oiã – O1

2º ano: Escola Básica da Mamarrosa

3º ano: Escola Básica de Oiã - O3

4º ano: Escola Básica de Oliveira do Bairro – OB9


COMEMORAÇÕES DO ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

 

 

2011 é o Ano Internacional da Química, dedicado aos 100 anos do Prémio Nobel da Química atribuído a Marie Curie pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio. Neste âmbito, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro dinamiza ao longo do ano letivo um conjunto de atividades que visam promover e divulgar a Química e homenagear a mulher e cientista "Marie Curie". Constam das atividades um concurso de poesia sobre Marie Curie, um concurso de ilustração e fotografia sobre Química, palestras sobre Química, espetáculo de Química, teatro de Química, mostra de trabalhos e demonstrações experimentais.

 

Para mais informações consulte este site: clique em Projetos/Clubes e depois em A. I. Q.


Conversas com Chá

As Conversas com Chá vão decorrer ao longo do ano letivo.

Têm como particularidade acontecerem sempre à sexta-feira, serem pensadas com o objetivo de trazer os Encarregados de Educação à escola e têm a duração de 1 (UMA) hora, das 21h às 22h.

Vão rodando pelas Bibliotecas Escolares / escolas do concelho para permitir a participação de todos (não queremos que a distância impeça a participação).

A primeira estava agendada para o dia 28 de outubro mas, por impossibilidade do nosso convidado, foi adiada para o dia 4 de novembro.


Pág. 67 de 72

logotipo AEOBDescarregue aqui o nosso logotipo

Exames

Provas de Aferição

GIAE

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Escola Saudável Mente

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates