aeob.edu.pt

Alunos da ESOB lançam projetos para o desenvolvimento sustentado

Alunos da ESOB lançam projetos para o desenvolvimento sustentadoNo passado dia 25 de fevereiro os alunos do 10º e 11º anos deslocaram-se a Aveiro para participar numa mostra de ideias no âmbito do projeto MAKE IT POSSIBLE, da AIESEC (“Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales”). Os trabalhos realizados têm como objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentado da comunidade e certamente exigiram grande pesquisa e capacidade de liderança destes alunos. Os trabalhos foram orientados pela Professora Ana Cristina Santos e no âmbito deste projecto estes jovens puderam contactar com a estagiária Deng.Ying, da China, e Mariam Sharmanashvili, da Geórgia. A turma A do 10º ano apresentou sabonetes fabricados com cinzas e ciclistas que produzem energia, nos projetos Washes: ashes wash e Ride the Future, respetivamente. Também preocupadas com o consumo de energia, a turma A do 11º ano apresentou o Rewater, para aproveitamento das águas sanitárias, e o 11º B apresentou o π Power, em que o nosso movimento produz a energia de que precisamos. Também não faltaram propostas no âmbito dos problemas sociais! O 10º C e D mostraram o seu projeto para reduzir a solidão, o Hug Loneliness, e o 11º A e C apresentaram ideias para angariar fundos para a leitura e o ensino com o Sharing pages. Finalmente, para o estacionamento destinado a pessoas portadoras de deficiência, estas turmas criaram o Easy Park. A ESOB foi uma das quatro escolas de todo o distrito de Aveiro a participar na exposição.

No próximo dia 11 de março os melhores projetos participarão num evento final, em Lisboa, e receberão os merecidos prémios. Resta-nos esperar pelos resultados. De qualquer forma, o empenho e a criatividade dos nossos alunos já fazem deles vitoriosos. Só assim se pode construir um mundo melhor!


Atividade: Baú das Histórias

Exmos Srs. Encarregados de Educação.

A escola é cada vez mais a casa das nossas crianças, é o espaço onde passam a maior parte do seu tempo, contudo cada vez mais as crianças desconhecem a nossa cultura tradicional e, essencialmente, a vida da família. É numa tentativa e desejo de aproximação entre a família e a escola que pretendemos trazer-vos até nós enquanto participantes ativos do projeto literaciar. Assim, pretendemos convidar todos os encarregados de educação, os avós, enfim um elemento da família a vir à turma do seu educando contar um história de um livro, de vida, de profissão, enfim algo que considere de interesse.

Mais se informa que a escola proporciona a todos os contadores de histórias apoio para a preparação das vossas apresentações, pois a biblioteca da escola sede estará aberta às terças-feiras das 18:00h às 19:30h com um docente para vos auxiliar em tudo o que for necessário.

Fazemos saber que em muitos estudos nacionais e internacionais sobre aprendizagens escolares se constata um ponto comum: o interesse e participação da família na vida escolar dos alunos são fundamentais para a criança se interessar pelo SABER.

Meus senhores, a escola tem o papel de ensinar e nunca desiste do seu propósito, necessitamos muito do vosso apoio para o progresso dos vossos filhos. Não esqueçamos que o saber não ocupa lugar e a escola quer alargar o conhecimento para além do saber livresco, precisamos também das vossas aprendizagens.

Aguardamos a vossa disponibilidade e colaboração.

Professoras responsáveis: Ana Régio de Almeida e Sónia Pedroso


Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Eleição da mesa para a Sessão Distrital

Parlamento dos JovensDecorreu no dia 22 de janeiro, nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Aveiro, a reunião de eleição para a mesa da sessão distrital do Parlamento dos Jovens, ensino básico, do círculo eleitoral de Aveiro.

A eleição dos membros para a referida mesa, Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a), foi efetuado através de um processo em que os candidatos revelaram as suas capacidades de liderança e o conhecimento das regras de condução dos trabalhos da sessão distrital. Participaram nesta etapa, com os seus candidatos - deputados, 25 escolas. As três mais votadas e concludentemente os candidatos eleitos foram:

1º - João Santos, como Presidente, da Escola Básica Gafanha da Encarnação;

2º - Inês Vilar, como Vice-presidente, da Escola Básica de Esmoriz;

3º - Ana Marta Santos, como Secretária, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (aluna do 9º E).

A apresentação destes nossos candidatos/deputados pautou-se pela sua genuinidade, objetividade, pertinência e ainda pela sua postura de humildade, aceitação e valorização do outro, valores muito apreciados pelos seus pares eleitores valores, tendo como proveito esta eleição.

Mais uma vez o Parlamento dos Jovens, do Ensino Básico, do nosso Agrupamento- Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, está de parabéns.

A todos os nossos alunos envolvidos neste projeto, o nosso reconhecimento.

Bem-haja a todos!

A equipa,

Berta Santos, Teresa Barqueiro e Carlos Freitas


Pág. 2 de 124

logotipo AEOBDescarregue aqui o nosso logotipo

GIAE

Exames

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates