aeob.edu.pt

ler é cool

ler é cool


Parlamento dos Jovens

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

O moderno Quartel das Artes de Oliveira do Bairro, no dia 7 de março foi o palco da sessão distrital do Círculo Eleitoral de Aveiro, do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, representado nas pessoas dos deputados Valdir Coimbra, Beatriz Oliveira (efetivos) e Elisama Silva (suplente) expuseram e argumentaram de forma clara, evidente e entusiasta o projeto de recomendação aprovado na sessão escolar de janeiro. Assim as votações, das escolas participantes, foram visivelmente proveitosas e clarividentes de reconhecimento para o nosso agrupamento, tendo em conta que foi:

- o projeto o que obteve  maior número de votos, servindo  de base para a redação do projeto distrital a apresentar na sessão nacional;

- o agrupamento, mais votado (31 em 78 possíveis), ficando  os nossos deputados apurados para a sessão nacional.

Parlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos Jovens

Continuar...

Feira do livro

Feira do livro


Conversas ao Pôr-do-sol


 

Parlamento dos Jovens

Decorreu no passado dia 8 do presente mês, no Cineteatro Alba de Albergaria-a-Velha, a sessão distrital do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens, do presente ano letivo, subordinada ao tema “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?”.

PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO SECUNDÁRIOParlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos JovensParlamento dos Jovens

A Escola Secundária de Oliveira do Bairro fez-se representar pelas alunas Mónica Matos e Delfina Gonçalinho (efetivas) e Beatriz Rodriguez (suplente) que tiveram uma prestação exemplar. O mesmo já havia acontecido com o desempenho do aluno Carlos Pires quando, no dia 24 de fevereiro, se deslocou às instalações do IPDJ de Aveiro para representar a escola na reunião de eleição do presidente de mesa para esta sessão distrital. Os alunos tiveram oportunidade de colocar questões à deputada Susana Lamas, apresentar as suas propostas de recomendação, discuti-las com os colegas das outras escolas, debater temas na generalidade e na especialidade, ou seja, viver um dia de participação intensa na vida política. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Gracinda Reis e Maria Eduarda Araújo e tiveram a agradável surpresa da presença da Diretora do Agrupamento que se deslocou a Albergaria-a-Velha para assistir à sessão e prestar apoio.


Elos de Nós

Elos de Nós

No âmbito da "Semana da Poesia" a biblioteca do AEOB lança um desafio a toda a comunidade educativa, o concurso ELOS DE NÓS.

Participe.
Para conhecer o regulamento, clique aqui.

Programa ERASMUS+

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro foi convidado a integrar uma parceria de sete países (Alemanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Luxemburgo, Reino Unido e Lituânia) no programa ERASMUS+, financiado pela União Europeia. O objetivo do projeto é desenvolver, num trabalho colaborativo, um conjunto de ferramentas (tools) que permitam formar profissionais para trabalharem a área da sexualidade, com adolescentes e jovens adultos portadores de deficiência mental - “TRASE: Training in Sexual Education for People with Disabilities”. Está ainda prevista a compilação de um manual e a certificação de um curso de formação. Neste projeto, o agrupamento pretende criar uma rede de colaboração de organizações locais designada “National Focus Groups”. Estas são instituições de referência, como a CERCIAG, a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro, a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados  de Oliveira do Bairro, a Câmara Municipal e ainda a Universidade de Aveiro. O envolvimento do Agrupamento neste projeto, liderado pela Alemanha é decorrente de anteriores parcerias. Como em participações anteriores, está prevista a disseminação de boas práticas pedagógicas. O trabalho a desenvolver pretende dar continuidade a outro já realizado no período entre 2012 e 2015 no projeto SEAD (Sexual Education for Adults with Disabilities).

A primeira reunião realizou-se na instituição coordenadora, Hochschule Merseburg, Universidade de Ciências Aplicadas, na Alemanha, onde estiveram presentes as professoras Aldina Saraiva e Mafalda Carvalho, professora de Educação Especial, em representação do AEOB. Durante quatro dias os parceiros partilharam ideias, ficaram a conhecer o perfil de cada instituição e planearam a organização do primeiro trabalho a ser apresentado na próxima reunião em maio, na Áustria. O terceiro encontro da parceria realizar-se-á em Portugal em outubro de 2016.


 

Todos, por uma internet mais segura

Todos, por uma internet mais segura


 

Pág. 11 de 51

logotipo AEOBDescarregue aqui o nosso logotipo

GIAE

Exames

Provas de Aferição

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates