aeob.edu.ptBibliotecaApresentação

Apresentação

A Biblioteca Escolar é a estrutura pedagógica que gere os recursos físicos (instalações, equipamento e mobiliário), humanos (professores, alunos, funcionário) e documentais (suportes impressos, audiovisuais e informáticos), em prol do sucesso escolar e da realização das aprendizagens. Assim, para além de centro de recursos, disponibilizados em livre acesso, das actividades de apoio ao desenvolvimento curricular e dos projectos, parcerias e actividades livres e de abertura à comunidade, a BE deve ser perspectivada como centro de aprendizagem, nomeadamente no que se refere a competências de pesquisa e tratamento autónomo da informação, imperativo da actual sociedade e requisito fundamental para a construção do conhecimento.

A Biblioteca Escolar tem como missão contribuir para a concretização do Projecto Educativo da Escola; promover a consciência nos seus utilizadores da sua herança cultural e da diversidade de culturas; fazer parte de uma rede de informação e de bibliotecas; tornar disponíveis os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social.

O plano de acção desenvolvido pela Biblioteca Escolar, em articulação com as grandes linhas de actuação do Projecto Educativo e do Projecto Curricular e integrado no respectivo Plano Anual de Actividades, está em conformidade com os princípios do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, em que surge integrada desde 2006.

Exames