aeob.edu.ptBibliotecaNotíciasDia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia

Comemora-se no dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia.

De forma a assinalar este acontecimento e à semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca

Municipal de Oliveira do Bairro, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares realiza, de 20 a 26 de março, a Campanha “Ao Sabor da Poesia – Pequenos Poetas, Poemas Gigantes”.

Trata-se de um projeto de animação cultural que consiste no desenvolvimento de várias ações, com a distribuição de produtos promocionais subordinados à temática da Poesia. A partir de poemas elaborados por crianças do Concelho na atividade “Poesia a Corar”, levada a cabo na semana da poesia do ano passado, nasceram poemas e poetas, que este ano damos a conhecer.

Pretende-se, mais uma vez, desta forma dar reconhecimento ao estímulo criativo das crianças, que participaram na Campanha.

Da campanha supra, destacam-se as seguintes iniciativas:

• Entrega nas Pastelarias / Padarias do Concelho de um Kit (sacos de pão e respetivo cartaz) com poemas elaborados na atividade “Poesia a Corar” levada a cabo na semana da poesia do ano passado.
  • Participação dos jardins-de-infância e das escolas do 1º CEB do concelho na atividade “Poesia a Corar – Pequenos poetas, poemas Gigantes” – Este ano, convidamos os nossos pequenos poetas a escreverem sobre a “Família” e a importância dos laços familiares, partilhando em verso os seus sentimentos e afetividades.
  • “Poesia sobre Rodas” – Momentos de poesia no TOB na linha laranja pelos alunos do IPSB.
  • “Poesia à Porta” - Declamação de poesia junto da comunidade local pelos alunos do AEOB.
  • “Árvore dos Pequenos Poetas” – Instalação de arte pública - A natureza e a poesia estão em harmonia, brotando dos seus ramos poemas em flor, que foram criados pelos nossos pequenos poetas.
  • Exposição “Poemas de Letras... Letras de Poemas” – Uma exposição que se encontrará patente pelos diversos espaços da Biblioteca Municipal.
  • “Marcar com poesia” – Distribuição, junto da Biblioteca Municipal, Polos de Leitura e Bibliotecas Escolares, de marcadores de página personalizados com o layout da campanha “Ao sabor da poesia 2017”.
  • “Relaxando Poeticando...” – Estará patente, nas várias escolas, um PowerPoint com poemas e música relaxante, que a comunidade educativa pode ler. Há um desafio aos leitores.
  • “Poesia em lugares improváveis” – Distribuição de poemas pela comunidade local, em lugares improváveis pelos alunos, professores e encarregados de educação do IPSB e do IPB.
  • “Ainda me lembro…” – Leitura de poesia, pela comunidade local, pelos idosos do Centro Social de Oiã e pela Universidade Sénior de Oliveira do Bairro.
  • Poesia “Challenge – A tua biblioteca desafia-te a fazer um vídeo para celebrar a poesia e os poetas. Filma, com o tablet ou smartphone, um grupo de pessoas, ou uma pessoa, num momento de leitura de um livro de poesia e compartilha o vídeo nas redes sociais com o hashtag #RBOBAOSABORDAPOESIA17. Desafia-te.
  • “Encontros com… Viale Moutinho” – Apresentação da obra “O Livrinho dos Versos para Rir”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, dirigida às crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo.
  • Sarau Musical “A Poesia das Notas – Espetáculo poético-musical no Museu de Etnomúsica da Bairrada pelos alunos da Escola de Artes da Bairrada.
  • O Nabo Gigante” – História teatralizada... por Cláudia Stattmiller, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro. “Uma história para pais e filhos, que mostra a importância da cooperação, do espírito de grupo e prova que a união faz a força!”
  • Lisbon Poetry Orchestra “A Rosa do Mundo – “Um espetáculo inteiramente baseado na edição de Manuel Hermínio Monteiro A Rosa do Mundo – 2001 poemas para o futuro.
  • Poemas de pé para a mão – Criação para os mais pequenos de Joana Providência, com poemas de Regina Guimarães e interpretação de Margarida Gonçalves.

Neste sentido, vimos solicitar a participação dos alunos, encarregados de educação e professores.

Apelamos à vossa criatividade, para que esta semana não seja apenas mais uma data no calendário mas sirva o nosso objetivo comum: sensibilizar para a poesia.