Intercâmbio Oiã – Oia, Espanha

No âmbito da geminação da Freguesia de Oiã com o Concelho de Oia, nos dias 20, 21 e 22 de abril visitaram a Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, dezoito alunos, duas docentes dos Colégios Mestre Manuel Garcia e Refoxos, bem como a Presidente da Câmara de Oia e a sua assessora.

Na tarde do dia 20 de abril os alunos espanhóis, em conjunto com os nossos alunos, fizeram um passeio de barco moliceiro pelos canais de Aveiro, visitaram a Oficina do Doce, onde saborearam ovos moles, e conheceram as casas típicas da Costa Nova.

Intercâmbio Oiã – Oia, EspanhaIntercâmbio Oiã – Oia, EspanhaIntercâmbio Oiã – Oia, EspanhaIntercâmbio Oiã – Oia, EspanhaIntercâmbio Oiã – Oia, Espanha

No dia 21, durante a manhã, o grupo espanhol foi recebido pelo Presidente da Câmara nos Paços do Concelho e pela Diretora na sede do Agrupamento de Escolas, onde foram presenteados com um lanche elaborado pelos alunos do curso de cozinha. Visitaram ainda o Museu de Etnomúsica no Troviscal e a Igreja Matriz de Oiã. Da parte da tarde participaram num workshop de dança em conjunto com os alunos do Projeto “Dança +” na Escola Básica Dr. Fernando Peixinho.

No último dia realizou-se no Parque do Vieiro, em Oiã, um almoço partilhado com a presença de todos os envolvidos no intercâmbio: alunos, professoras, famílias de acolhimento e autarcas.

Como balanço final do intercâmbio consideramos que foi uma experiência fantástica que se traduziu numa partilha de conhecimentos, vivências e emoções da qual todos saíram enriquecidos e que resultou no estreitamento de laços de amizade que é intenção fazer perdurar.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro agradece aos Encarregados de Educação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho todo o apoio que deram a esta iniciativa, bem como à Junta de Freguesia de Oiã e ao Ayuntamiento de Oia, sem os quais o intercâmbio não teria sido possível.

As docentes, Diná Leal e Sandra Almeida

Exames