aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasPassa à Escola… em Oiã

Passa à Escola… em Oiã

No passado dia 16 de maio, a Escola Básica Integrada Dr. Fernando Peixinho proporcionou aos alunos do 4º ano dos Centros Escolares de Oiã, Oiã Nascente, Oiã Poente e Palhaça um dia recheado de atividades, onde se realizou o VIII – Passa à Escola dinamizado na parte da manhã pelos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e o docente de Educação Física que lecciona os 5º anos.

No período da manhã os alunos realizaram uma prova de corta-mato e um torneio de mata e futebol. Os árbitros foram alunos do 7º ano que de forma responsável sob a orientação dos professores orientaram os jogos cheios de animação e vigor.

Após o encerramento da atividade desportiva os alunos de cada turma do 4º ano conheceram os seus “Padrinhos” (alunos do 7º e 8ºanos), que de forma simpática encaminharam os colegas ao merecido almoço, conduzindo-os de seguida para a sala de ginástica para um merecido descanso.

Nesse intervalo, o projeto Dança + proporcionou aos seus colegas mais novos uma demonstração das várias coreografias que trabalhou ao longo deste ano letivo, com todos os seus cerca de 50 elementos do 5º ao 9º ano. Terminou com entusiamo levando  quase todos os alunos presentes a realizarem uma pequena coreografia em grande grupo.

Em seguida o grupo de Boccia do Desporto Escolar fez uma demonstração da modalidade, para que os mais pequenos pudessem começar a “sentir” o gosto pela prática da mesma para o  próximo ano letivo.

No período da tarde, das 15 às 17 horas, os alunos do 4º ano acompanhados pelos “padrinhos” tiveram a oportunidade de participar em atelieres de Físico/Química, Ciências Naturais, Matemática, Línguas, Educação Visual – “Partilha”, Educação Tecnológica e Teatro – “Descoberta”.

Os Atelieres pretenderam mostrar aos mais novos uma perspectiva lúdica, pedagógica, mas também divertida e interessante, recorrendo ao uso de materiais muito simples e acessíveis, de forma descontraída, os alunos descobriram que "a brincar também se aprende".

No atleier “Partilha”, os alunos tiveram uma experiência enriquecedora com o mundo da cor e suas nuances assim como as diferentes técnicas de pintura.

Já no atelier "Á descoberta" - os alunos visualizaram os trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, quando houve tempo realizaram um gato através de origami e adoraram as representações de teatro feita pelos alunos do 8º ano com esta opção.

No atelier de Inglês foi preparado para que os alunos tivessem contato com elementos respeitantes ao país e à língua, presentes na decoração do local e no vídeo exibido. Os alunos puderam assistir a uma pequena dramatização em Inglês e a uma coreografia, dinamizadas por um grupo de alunos do 5º F, com a colaboração de duas alunas, respetivamente, do 5º G e do 6º E.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de conhecer o laboratório de Físico-Química onde realizaram, com grande entusiasmo, diversas atividades científicas, interativas e divertidas relacionadas com fenómenos do dia a dia.

Durante toda a tarde os alunos  mais novos tinham consigo um “passaporte” para registarem os vários locais da escola por onde passavam e realizavam os diversos ateliers.

Com todo este tipo de atividades foram promovidas oportunidades para desenvolver atitudes e qualidades pessoais dos alunos, essenciais enquanto cidadãos.

Todas as turmas envolvidos nesta atividade estiveram muito entusiasmadas e participativas, assim como todos os docentes que acompanharam os alunos e desenvolveram as atividades de todo este dia. … Para o ano haverá mais !

Exames

Escola Saudável Mente