aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasRodrigo - Uma criança como eu

Rodrigo - Uma criança como eu

Rodrigo - Uma criança como euNo dia vinte e dois de junho de 2017, pelas dezanove horas, na Escola Básica de Oiã Nascente, os alunos do 4º ano da turma ON4 apresentaram um dos projetos que desenvolveram ao longo do ano letivo.

O projeto apresentado consistiu na apresentação de um livro redigido ao longo do ano letivo. Foi um projeto arriscado! Mas como ambiciosos que são estes alunos, este foi só mais um desafio.

Inicialmente os alunos ficaram entusiasmados com a ideia mas, ao mesmo tempo preocupados, pois era um desafio para o qual não estavam preparados; implicava um grande trabalho de equipa, os textos tinham uma extensão muito superior ao habitual, ainda tinham que ser criativos e pesquisar para não escreverem informações erradas.

Os primeiros parágrafos foram escritos pela professora da turma Fernanda Silva, bem como, a supervisão e coordenação pedagógica de todo o projeto. A partir daí o trabalho começou para os alunos. À segunda feira traziam a  história escrita, copiada no computador e gravada na pen drive que seguia com o próximo “escritor”. Também liam à turma e se necessário faziam-se algumas pequenas correções em grupo. Uma semana era o prazo para dar o seu melhor.  Os alunos também foram fazendo as ilustrações e assim surgiu “Rodrigo - Uma criança como eu”. A história resume-se na vida vivida e sonhada por uma criança.

Este evento permitiu aos alunos um momento inesquecível, dando-lhes a oportunidade de beliscar o sentimento de serem um escritor que partilha o seu trabalho com os seus leitores. Este livro está ao dispor de outras crianças na Biblioteca Municipal e no Pólo de Leitura de Oiã e Escolas do 1º CEB.

Desta forma, os alunos da turma ON4 e a sua professora Fernanda desejam sensibilizar outras crianças na arte da escrita. Que todas as crianças arrisquem a ser escritores, bastando para isso empenho, dedicação e nunca desistir dos sonhos.

Os autores agradecem a todos os que estiveram presentes, pois esta também é uma forma de verem o seu esforço recompensado e os sorrisos partilhados ficarão para sempre nas suas memórias, porque…“Imaginar é bom, sonhar é óptimo e realizar é espetacular”.