aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasProjeto “SMOKE THE FIRE” da Escola Secundária de Oliveira do Bairro vence prémio FAQtos

Prémio FAQtos Prémio FAQtos

Os alunos Diogo Albuquerque, Samuel Santos, Vitaliy Davydovych e o professor Joaquim Almeida da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, venceram a final do “Prémio FAQtos 2017 – Aplicando as RF”, que se realizou no dia 8 de Julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico (IST). Os jovens apresentaram o projeto “Smoke The Fire” que trata de um dispositivo detetor de fumo a instalar no topo de árvores e postes de eletricidade para auxiliar o combate a incêndios.

Este prémio é uma iniciativa do INOV-INESC, com o Instituto Superior Técnico, no âmbito do FAQtos, o projeto português que informa o público sobre os impactos da radiação eletromagnética emitida por sistemas de comunicações móveis na saúde e no ambiente.

Até atingirem a final, o grupo ultrapassou várias fases eliminatórias de avaliação. No total, o Prémio FAQtos 2017 recebeu candidaturas de 62 grupos, o equivalente a 196 alunos e 40 professores de 35 escolas secundárias de 13 distritos e 2 regiões autónomas.

Na apresentação pública, os alunos enfrentaram o júri composto por Luís M. Correia (Coordenador do projeto FAQtos e IST, Universidade de Lisboa), Custódio Peixeiro (IST, Universidade de Lisboa), Carolino Monteiro (Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa), Isaura Vieira (Direção-Geral da Educação), Pedro Rosário (Direção Geral de Saúde) e Diana Pinto (Vodafone).

O mérito do trabalho desenvolvido por este grupo de alunos foi reconhecido com a atribuição do 1º lugar no Prémio FAQtos 2017 e um prémio no valor de 1500 €. Parabéns a todos os alunos e professor pelo empenho e dedicação.