Simpósio TRASE

TraseErasmus+

O auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro foi o local escolhido para acolher o simpósio TRASE – Formação em Educação Sexual para Pessoas com Deficiência Mental, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, no dia 10 de julho de 2017.

Simpósio TRASE

Ao simpósio, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, assistiram não só os professores do agrupamento, mas também representantes de diversas instituições da região, muitas das quais se dedicam ao apoio do cidadão com deficiência mental.

Como oradores estiveram presentes o Dr. Pedro Galveias – Psicólogo e Coordenador do Departamento de Atividades Ocupacionais da CERCIAG e do projeto “Átomo – Educação Afetivo-Sexual, a Engenheira Madalena Cerveira – Presidente da APPACDM de Anadia que deu o seu testemunho como mãe de um jovem com espectro de autismo e ainda a Dra. Rita Trindade e Silva – Psicóloga do CAO da APPACDM de Anadia apresentando o trabalho que tem vindo a desenvolver com os clientes desta instituição no âmbito do tema “Amor”.

O repto lançado aos diferentes oradores resultou num momento de partilha sobre como é o amor e a sexualidade para estes cidadãos com incapacidades cognitivas, quer pela voz dos profissionais presentes, quer pelo testemunho em vídeo de alguns cidadãos pertencentes ao grupo alvo do projeto.

As professoras Aldina Saraiva e Mafalda Carvalho em representação do AEOB, divulgaram os objetivos, o currículo e as ferramentas desenvolvidas durante o projeto. Como parceiros de projeto o AEOB teve a Universidade de Merseburg de Ciências Aplicadas (GER), a Universidade do Luxemburgo (LU), Autismo Europe (BEL), o Instituto Austríaco de Educação Sexual e Terapias (AUT), o Centro Kaunas para Jovens com Incapacidades (LTU) e o E-Learning Studios (UK).

Todos estes instrumentos de trabalho poderão ser descarregados gratuitamente no website do projeto (estando disponível nas diferentes línguas dos parceiros) - www.traseproject.com