EBOB - uma escola à procura da sustentabilidade

Ao longo do ano letivo 2016/2017, a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Acácio de Azevedo tentou melhorar a sua ação em relação ao ambiente e à sustentabilidade, implementando o programa Eco-escolas, coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Alimentação sustentável, resíduos, energia, geodiversidade, biodiversidade e água foram alguns dos assuntos debatidos e trabalhados ao longo do ano. Neste âmbito, destacam-se várias atividades que puseram à prova a criatividade e o empreendedorismo dos nossos alunos e professores, como por exemplo:

- Concurso “Escola – Geração Depositrão” - O depositrão criado pelos alunos do 7.º C foi reconhecido e premiado a nível nacional pela empresa ERP –Portugal. A recolha de resíduos elétricos e eletrónicos na nossa escola atingiu os 285 kg e, a nível nacional, foram recolhidos 413 toneladas que reverteram num donativo de 6000 euros para a Operação Nariz Vermelho.

- Concurso “Cria um Super Vegetal” da empresa Compal – Destaca-se a participação das alunas Ana Rita Conceição, Maria Eduarda Almeida, Mariana Domingues, Marta Figueiredo e Matilde Micaêlo, com o seu herói “Super-Saúde”.

- Concurso Nacional Eco-Código – O Eco-código elaborado pelas alunas Beatriz Oliveira, Gabriela Henriques, Mariana Oliveira e Matilde Silva do 7.ºC foi selecionado a nível de escola para representar-nos a nível nacional.

- Construção de minipapelões para as salas de aula – Trabalhos realizados por alunos do 7.ºA.

Estas e outras participações engrandeceram o nosso Agrupamento e colocaram-no mais uma vez no mapa nacional das práticas de mérito em termos de educação. Toda a comunidade escolar está de parabéns pelo trabalho desenvolvido em torno da sustentabilidade. Muito ainda há a fazer…

Umas boas Eco-Férias para todos!

Exames

Provas de Aferição