aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasJovens cientistas da ESOB ganham prémio na EUCYS

Jovens cientistas da ESOB ganham prémio na EUCYS

No passado dia 26 de setembro de 2017, o projeto EasyPark, dos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios da 29ª edição do Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas (EUCYS), que decorreu na cidade de Tallinn, Estónia, de 22 a 27 de setembro de 2017.

Depois de uma semana repleta de experiências incríveis e memoráveis, foram galardoados com o Prémio Governamental da Cidade de Tallinn, um prémio que pretende distinguir projetos aplicáveis em meios urbanos no âmbito das Smart Cities.

EasyPark

Beatriz Bastião, Miguel Pinto, Olavo Saraiva, Margarida Cura e Hugo Ferreira foram os autores do projeto de engenharia que teve como principal foco a redução de desigualdades sociais. Segundo os alunos “trata-se de uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. Na prática a ideia é instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete automático, a ser ativado a partir da leitura de matrícula para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente. O dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam”