aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasParlamento dos Jovens – Ensino Básico

Parlamento dos Jovens – Ensino Básico

Decorreu no passado dia 22 de janeiro de 2018 a sessão de debate, destinada a alunos do ensino básico subordinada ao tema – Igualdade de Género. A sessão contou com a presença do ilustre deputado Bruno Coimbra, pertencente ao grupo parlamentar do PSD, a Senhora Vereadora da Cultura da CMOB, Dr.ª Lília Ana Águas e a Senhora Diretora do AEOB, Dr.ª Júlia Gradeço.

Parlamento dos Jovens – Ensino Básico Parlamento dos Jovens – Ensino Básico Parlamento dos Jovens – Ensino Básico

Perante uma assembleia numerosa, o ilustre deputado fez uma breve explicação da composição e funcionamento da Assembleia da República. Seguidamente, reforçou que o programa do Parlamento dos Jovens tem como objetivos: promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade, estimular o gosto pela participação cívica e política, através do desenvolvimento das capacidades de expressão e argumentação na defesa das suas ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. O tema em debate Igualdade de Género proporcionou que o período de perguntas, colocadas pelos nossos alunos, fosse um momento interessante, pela pertinência, acuidade e objetividade das mesmas. A intervenção dos alunos e a dinâmica do debate, com perguntas dirigidas aos três elementos da mesa, promoveu o entusiasmo e a atenção daqueles. Visivelmente satisfeito com uma assembleia tão numerosa e a forma como se manteve-se atenta e participativa, o ilustre parlamentar fez um apelo a esta nova geração: que se mantenha interessada pelos assuntos político-sociais e nunca desista da sua participação cívica, em atos sociais e ainda eleitorais, pois considera que é através desta que os cidadãos podem manifestar o seu agrado/desagrado relativamente às decisões políticas.

A terminar a sessão os três elementos da mesa, Senhor Deputado Bruno Coimbra, Senhora Vereadora da Cultura, Dr.ª Lília Ana Águas e Senhora Diretora do Agrupamento, Dr.ª Júlia Gradeço deram a sua opinião acerca do que ainda se pode fazer para minimizar a discriminação homem/mulher e promover a Igualdade de Género.

Agradecemos o envolvimento voluntário, neste evento, dos alunos do Curso de Restauração, Professores, Diretores de Turma, Funcionários e Direção.

Bem-haja a todos!

Nota: Na sessão escolar de 24 de janeiro, foi aprovado o projeto de recomendação, do Ensino Básico do AEOB e enviado à Assembleia da República. Deputadas eleitos para a sessão distrital: Mariana Louros e Luana Pato (efetivas), Carina Oliveira (suplente).

Exames

Provas de Aferição