aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasÀ descoberta de Lisboa

À descoberta de Lisboa

À descoberta de Lisboa À descoberta de Lisboa

No passado dia 21 de março, os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro realizaram a visita de estudo tão esperada a Lisboa. A viagem realizou-se no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Português, Inglês, História, Geografia, Educação Visual e Educação Física, tendo como acompanhantes os professores das mesmas e alguns Diretores de Turma.

A partida ocorreu por volta das 06h15m tendo como pontos de encontro a ESOB e o largo da igreja de Oiã. A pontualidade de professores, alunos e motoristas contratados, contribuiu para um início tranquilo da viagem. Após uma pausa de descanso de quinze minutos na área de serviço de Santarém, por volta das 10h45, chegou-se ao destino. Primeiramente, os visitantes passearam por Lisboa com o intuito de explorar/conhecer a cidade. Na praça de D. Pedro IV, o primeiro imperador do Brasil, ou Praça do Rossio observaram a fachada do Teatro Nacional D. Maria II e o Café Nicola, exploraram a praça Luís Vaz de Camões, autor da obra épica, Os Lusíadas, desceram a Rua Augusta, usufruindo da sua autenticidade e dinamismo, avistaram o elevador de Santa Justa, o Castelo de São Jorge e desfrutaram do ambiente que se vive no Terreiro do Paço ou Praça do Comércio (a praça dos ministérios). Tempo ainda para conhecer o café Martinho da Arcada frequentado por Fernando Pessoa. Após a caminhada, alunos e professores dispersaram-se pelo parque na zona de Belém, os jardins dos Jerónimos, onde almoçaram e conviveram.

À tarde, foram ao Planetário Calouste Gulbenkian onde foi possível observar um fantástico espetáculo luminoso “Entre Marés”, passaram pelo Mosteiro dos Jerónimos, pelo Padrão dos Descobrimentos, este último que reconstrói a odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Pelas 16h15, um grupo dirigiu-se ao MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e de Tecnologia). Neste espaço havia uma exposição de quadros da autoria de Miguel Palma e projetos científicos alguns estudados, inclusive, pela NASA. Outro grupo fez uma visita guiada ao Museu da Eletricidade, onde os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma experiência de eletricidade estática. Posteriormente, os alunos trocaram de percurso.

Para além dos pontos turísticos já referidos, outro momento que causou grande euforia aos estudantes foi a ida à Starbucks Coffee.

De regresso, como cereja no topo do bolo, houve uma surpresa por parte dos professores oferecendo um delicioso pastel de Belém a cada aluno. Uma descoberta com diferentes sentidos que marcou certamente estes alunos.

Exames

Provas de Aferição