aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasDádiva de sangue na ESOB

Dádiva de sangue na ESOB

No próximo dia 02de maio, 4.ª feira, das 9h00 às 13h00, decorrerá uma campanha de Recolha de Sangue na Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB). Esta iniciativa é promovida pela equipa PES do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro em parceria com a Associação de Dadores de Sangue da Mamarrosa (ADASMA). A recolha será da responsabilidade da Brigada de Recolha de Sangue do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (C.H.U.C.).

Esta campanha está aberta a todos os que queiram colaborar.

Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis.

No momento da inscrição, deverá apresentar um documento de identificação com fotografia (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, passaporte, cartão de residente ou carta de condução) e preencher um questionário; passa pela triagem clínica, onde será avaliado por um profissional de saúde qualificado que determinará a sua elegibilidade para a dádiva de sangue, através de uma avaliação clínica e exame físico (como determinação do seu peso, altura, hemoglobina e tensão arterial); posteriormente, é realizada a colheita e presenteado com uma pequena refeição. O tempo de duração de uma recolha é de 30 a 45 minutos.

Apela-se à participação de todos.

Exames

Provas de Aferição