aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasParlamento dos Jovens – Ensino Secundário

Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário

Nos passados dias 14 e 15 do presente mês, os jovens António Pato e Valdir Coimbra, alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a frequentarem o 11º ano de escolaridade, estiveram presentes na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, que este ano teve como tema a debate: Igualdade de Género – Um debate para tod@s!. Estes jovens deputados juntaram-se a seis colegas de mais três escolas do distrito de Aveiro para o representarem nas várias atividades desta sessão nacional que decorreu na Assembleia da República. O deputado António Pato desempenhou, também, o papel de porta-voz do grupo. Foram, ainda, acompanhados pela colega Sara Filipa Santos, aluna que viajou na condição de jornalista representante da escola.

Os muitos jovens oriundos de todo o país, incluindo ilhas adjacentes, tiveram uma agenda de trabalho preenchida com inúmeras atividades: reunião das comissões, debate de recomendação e votação final global da recomendação. Deste trabalho resultou um Projeto de Recomendação à Assembleia da República contendo oito medidas selecionadas de entre as várias propostas levadas a debate.

De salientar a presença do Senhor Ministro da Educação, presente no início da sessão da tarde do dia 15, que discursou perante uma vasta assembleia de jovens, docentes e público. Elogiou o empenho e a dedicação dos jovens e docentes responsáveis pelo projeto e deixou uma palavra de encorajamento e incentivo à atividade cívica, social e política destes deputados.

O Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato; a Senhora Vereadora da Câmara, Lília Ana Água e a Senhora Diretora do Agrupamento, Júlia Gradeço, deslocaram-se, propositadamente, a Lisboa, na terça feira, dia 15 de maio, à Assembleia da República, para apoiarem estes jovens e assistirem à sua exemplar participação na defesa das suas propostas.

Exames

Provas de Aferição