aeob.edu.ptInformaçõesNotíciasConcurso de Contos “Ser Preso Político”

Concurso de Contos “Ser Preso Político”

Concurso de Contos “Ser Preso Político”A aluna Sofia Neto Oliveira, do 12.º C – Curso de Línguas e Humanidades – obteve o 1.º prémio do Concurso de Contos e de Narrativa Histórica 2018, subordinado ao tema “Ser Preso Político”, com o conto O Poeta Libertado, sob o pseudónimo de Sophia Adsumus.

Este concurso foi promovido pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, em Lisboa, e contou com a parceria das Associações de Professores de Português e História, e a colaboração dos escritores João de Melo e Risoleta Pinto Pedro.

No dia 7 de junho, teve lugar no auditório do Museu do Aljube a sessão pública de entrega de Diplomas de participação aos concorrentes e a divulgação dos premiados, podendo ser consultada na página do Museu. Contudo, só no dia 13 de junho, a Sofia e a professora de História tiveram conhecimento da atribuição do prémio (pelo facto de tanto não terem tido disponibilidade de estar presentes na cerimónia).

É de salientar que o tema do concurso se enquadrou nos conteúdos da disciplina de História A, em particular o Salazarismo e as Oposições ao Estado Novo.

Parabéns à aluna finalista do 12.º ano Sofia Oliveira e à professora Conceição Janeiro, que orientou o trabalho.

Clique aqui para ler o conto.

Exames

Provas de Aferição