Geral

Atividade: Baú das Histórias

Exmos Srs. Encarregados de Educação.

A escola é cada vez mais a casa das nossas crianças, é o espaço onde passam a maior parte do seu tempo, contudo cada vez mais as crianças desconhecem a nossa cultura tradicional e, essencialmente, a vida da família. É numa tentativa e desejo de aproximação entre a família e a escola que pretendemos trazer-vos até nós enquanto participantes ativos do projeto literaciar. Assim, pretendemos convidar todos os encarregados de educação, os avós, enfim um elemento da família a vir à turma do seu educando contar um história de um livro, de vida, de profissão, enfim algo que considere de interesse.

Mais se informa que a escola proporciona a todos os contadores de histórias apoio para a preparação das vossas apresentações, pois a biblioteca da escola sede estará aberta às terças-feiras das 18:00h às 19:30h com um docente para vos auxiliar em tudo o que for necessário.

Fazemos saber que em muitos estudos nacionais e internacionais sobre aprendizagens escolares se constata um ponto comum: o interesse e participação da família na vida escolar dos alunos são fundamentais para a criança se interessar pelo SABER.

Meus senhores, a escola tem o papel de ensinar e nunca desiste do seu propósito, necessitamos muito do vosso apoio para o progresso dos vossos filhos. Não esqueçamos que o saber não ocupa lugar e a escola quer alargar o conhecimento para além do saber livresco, precisamos também das vossas aprendizagens.

Aguardamos a vossa disponibilidade e colaboração.

Professoras responsáveis: Ana Régio de Almeida e Sónia Pedroso


Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens Parlamento dos Jovens

Sessão com o deputado da Assembleia da República

No âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens” decorreu, no dia 23 de janeiro de 2017, no auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, o debate subordinado ao tema “40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico”, com a presença do deputado da Assembleia da República, Bruno Coimbra. Participaram neste debate a vereadora da cultura, a diretora do Agrupamento e os alunos das turmas com maior número de candidatos nas listas concorrentes, com destaque para os cursos profissionais.

Alunos e professores colocaram questões sobre a Constituição, a Assembleia da República, o exercício do Poder Local e problemas tanto predominantes no mundo atual como vividos a nível local, contribuindo assim para um debate vivo e amplamente participado.

Na Sessão Escolar deste projeto foram eleitos os alunos-deputados Mónica Matos (11ºB) e Tatiana Ferreira (10º C) como efetivos e João Cardoso (10º C) como suplente, para apresentação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro na Sessão Distrital. Elegeu-se ainda a aluna-deputada Isabel Corceiro (11ºB) como candidata à Presidência da Mesa da Sessão Distrital.


Justiça para Tod@s

Justiça para Tod@s Justiça para Tod@s Justiça para Tod@s Justiça para Tod@s

No dia 15 de dezembro, realizou-se no âmbito do projeto Justiça para Tod@s, no Tribunal Judicial de Oliveira do Bairro, o julgamento do caso selecionado e trabalhado pelos alunos da disciplina de Psicologia B, do 12º ano, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro.

Durante o trabalho de preparação do caso selecionado “Tráfico de Seres Humanos”, os alunos contaram com a preciosa colaboração e orientação da advogada tutora, Dra. Luísa Gonçalves, sendo esta ajuda “enriquecedora e importante, posto que a mesma se disponibilizou a ajudar e a esclarecer todas as dúvidas que nos surgiram”, disse-nos Joana Teixeira.

As razões apresentadas pelos alunos para justificar a opção pelo caso foram o tratar-se de um tema abrangente que incorpora aspetos importantes, atuais e do interesse da faixa etária a que pertencem, a saber: o contacto com desconhecidos via redes sociais, a imigração ilegal, a prostituição, a violência psicológica, o tráfico de seres humanos e as suas repercussões, entre outros.

Continuar...

Ser Diferente

Ser Diferente

 

E os vencedores do concurso de pintura/desenho "Ser Diferente" foram... clique aqui para saber

 

 


Festa de Natal 2016


Club de Français

Club de Français


Ser Diferente

Ser Diferente

| Regulamento | Ficha de inscrição |


 

Encontro Projeto TRASE – Erasmus +

Encontro Projeto TRASE – Erasmus +Encontro Projeto TRASE – Erasmus +Decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro o 3º encontro transnacional do projeto Erasmus + “TRASE – Training in Sexual Education for People with Disabilities”. Este encontro conta com a presença dos vários parceiros europeus - originários da Universidade HOME da Alemanha, da Universidade do Luxemburgo, do Autismo Europa – Bélgica e do Centro de Acolhimento Kaunas na Lituânia. A reunião contou também com a presença dos profissionais do CAO, da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira do Bairro e da Cerciag, o que permitiu mais uma oportunidade para os diferentes elementos trocarem ideias e experiências, a nível nacional, de modo a agregá-las e fazê-las convergir num documento único - o manual “TRASE”, que constituirá a face visível do trabalho realizado ao longo dos 2 anos do projeto. A obra apresenta os conteúdos, os métodos e as ferramentas para implementar um curso de formação que permita habilitar professores, técnicos, pais e cuidadores a trabalhar o tema da sexualidade com pessoas portadoras de deficiência.


Pág. 1 de 4

GIAE

Exames

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates