Geral

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Parlamento dos Jovens 2017-2018

Parlamento dos Jovens 2017-2018

Parlamento dos Jovens 2017-2018

Em 2017, o programa Parlamento dos Jovens, iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, lança-te um novo desafio: Igualdade de género.

Debate-a com os teus pares e apresenta-nos as tuas ideias. Queremos ouvir a tua opinião sobre o que achas acerca do tema.

Inscreve-te, até 24 de novembro, e participa! Conta com a ajuda dos professores.


 

Dia do Diploma 2017


 

Projeto "EasyPark" ganha menção honrosa em concurso de ciência em Espanha

Projeto "EasyPark" ganha menção honrosa em concurso de ciência em EspanhaO projeto EasyPark, desenvolvido pelos alunos Miguel Pinto, Olavo Saraiva, Beatriz Bastião, Margarida Cura e Hugo Ferreira, ganhou uma menção honrosa no concurso "Ciencia en Acción", que decorreu de 6 a 8 de outubro em Ermua e Eibar, País Basco, Espanha.

PARABÉNS a toda a equipa que continua a somar prémios e a elevar o nome da Escola Secundária de Oliveira do Bairro e do município de Oliveira do Bairro além fronteiras.


AEOB no segundo ano do programa de acolhimento de assistentes de francês

AEOB no segundo ano do programa de acolhimento de assistentes de francês 2017 - 2018

Pelo segundo ano consecutivo, o AEOB vai acolher um dos 14 jovens que se candidataram a Assistentes de Francês em Portugal e que vão estar, durante 7 meses, em diferentes escolas do país.

Este programa bilateral (14 jovens portugueses foram colocados em escolas francesas com a mesma função – Assistentes de Português), promovido pelos Governos de Portugal e de França, há mais de 40 anos, é dinamizado pelos seguintes organismos: DGE, DGEstE, SGEC, IFP e APPF.

O Assistente de Francês funciona como um “jovem embaixador” que representa uma expressão viva do Francês e da cultura francesa contemporânea, tendo em vista o desenvolvimento dos aspetos culturais e das competências da oralidade. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos levando-os a utilizar a língua de forma autêntica, quer em sala de aula quer em atividades no Clube de Francês, é uma mais-valia para alunos e professores do AEOB.

Em maio de 2017, dissemos sentidamente: “Adieu, Marion Pellier”.

Em outubro de 2017, vamos dizer alegremente: “Soyez bienvenue, Anaïs Bousquet” (3ª a contar da esquerda, na fila da frente).

Professora-tutora: Ana Maria Barqueiro


Jovens cientistas da ESOB ganham prémio na EUCYS

No passado dia 26 de setembro de 2017, o projeto EasyPark, dos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios da 29ª edição do Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas (EUCYS), que decorreu na cidade de Tallinn, Estónia, de 22 a 27 de setembro de 2017.

Depois de uma semana repleta de experiências incríveis e memoráveis, foram galardoados com o Prémio Governamental da Cidade de Tallinn, um prémio que pretende distinguir projetos aplicáveis em meios urbanos no âmbito das Smart Cities.

Continuar...

Dia do Diploma 2017


 

EBOB - uma escola à procura da sustentabilidade

Ao longo do ano letivo 2016/2017, a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Acácio de Azevedo tentou melhorar a sua ação em relação ao ambiente e à sustentabilidade, implementando o programa Eco-escolas, coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Alimentação sustentável, resíduos, energia, geodiversidade, biodiversidade e água foram alguns dos assuntos debatidos e trabalhados ao longo do ano. Neste âmbito, destacam-se várias atividades que puseram à prova a criatividade e o empreendedorismo dos nossos alunos e professores, como por exemplo:

- Concurso “Escola – Geração Depositrão” - O depositrão criado pelos alunos do 7.º C foi reconhecido e premiado a nível nacional pela empresa ERP –Portugal. A recolha de resíduos elétricos e eletrónicos na nossa escola atingiu os 285 kg e, a nível nacional, foram recolhidos 413 toneladas que reverteram num donativo de 6000 euros para a Operação Nariz Vermelho.

- Concurso “Cria um Super Vegetal” da empresa Compal – Destaca-se a participação das alunas Ana Rita Conceição, Maria Eduarda Almeida, Mariana Domingues, Marta Figueiredo e Matilde Micaêlo, com o seu herói “Super-Saúde”.

- Concurso Nacional Eco-Código – O Eco-código elaborado pelas alunas Beatriz Oliveira, Gabriela Henriques, Mariana Oliveira e Matilde Silva do 7.ºC foi selecionado a nível de escola para representar-nos a nível nacional.

- Construção de minipapelões para as salas de aula – Trabalhos realizados por alunos do 7.ºA.

Estas e outras participações engrandeceram o nosso Agrupamento e colocaram-no mais uma vez no mapa nacional das práticas de mérito em termos de educação. Toda a comunidade escolar está de parabéns pelo trabalho desenvolvido em torno da sustentabilidade. Muito ainda há a fazer…

Umas boas Eco-Férias para todos!


Pág. 1 de 8

GIAE

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Escola Saudável Mente

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates