Geral

Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens Parlamento dos Jovens

Sessão com o deputado da Assembleia da República

No âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens” decorreu, no dia 23 de janeiro de 2017, no auditório da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, o debate subordinado ao tema “40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico”, com a presença do deputado da Assembleia da República, Bruno Coimbra. Participaram neste debate a vereadora da cultura, a diretora do Agrupamento e os alunos das turmas com maior número de candidatos nas listas concorrentes, com destaque para os cursos profissionais.

Alunos e professores colocaram questões sobre a Constituição, a Assembleia da República, o exercício do Poder Local e problemas tanto predominantes no mundo atual como vividos a nível local, contribuindo assim para um debate vivo e amplamente participado.

Na Sessão Escolar deste projeto foram eleitos os alunos-deputados Mónica Matos (11ºB) e Tatiana Ferreira (10º C) como efetivos e João Cardoso (10º C) como suplente, para apresentação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro na Sessão Distrital. Elegeu-se ainda a aluna-deputada Isabel Corceiro (11ºB) como candidata à Presidência da Mesa da Sessão Distrital.


Justiça para Tod@s

Justiça para Tod@s Justiça para Tod@s Justiça para Tod@s Justiça para Tod@s

No dia 15 de dezembro, realizou-se no âmbito do projeto Justiça para Tod@s, no Tribunal Judicial de Oliveira do Bairro, o julgamento do caso selecionado e trabalhado pelos alunos da disciplina de Psicologia B, do 12º ano, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro.

Durante o trabalho de preparação do caso selecionado “Tráfico de Seres Humanos”, os alunos contaram com a preciosa colaboração e orientação da advogada tutora, Dra. Luísa Gonçalves, sendo esta ajuda “enriquecedora e importante, posto que a mesma se disponibilizou a ajudar e a esclarecer todas as dúvidas que nos surgiram”, disse-nos Joana Teixeira.

As razões apresentadas pelos alunos para justificar a opção pelo caso foram o tratar-se de um tema abrangente que incorpora aspetos importantes, atuais e do interesse da faixa etária a que pertencem, a saber: o contacto com desconhecidos via redes sociais, a imigração ilegal, a prostituição, a violência psicológica, o tráfico de seres humanos e as suas repercussões, entre outros.

Continuar...

Ser Diferente

Ser Diferente

 

E os vencedores do concurso de pintura/desenho "Ser Diferente" foram... clique aqui para saber

 

 


Festa de Natal 2016


Club de Français

Club de Français


Ser Diferente

Ser Diferente

| Regulamento | Ficha de inscrição |


 

Encontro Projeto TRASE – Erasmus +

Encontro Projeto TRASE – Erasmus +Encontro Projeto TRASE – Erasmus +Decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro o 3º encontro transnacional do projeto Erasmus + “TRASE – Training in Sexual Education for People with Disabilities”. Este encontro conta com a presença dos vários parceiros europeus - originários da Universidade HOME da Alemanha, da Universidade do Luxemburgo, do Autismo Europa – Bélgica e do Centro de Acolhimento Kaunas na Lituânia. A reunião contou também com a presença dos profissionais do CAO, da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira do Bairro e da Cerciag, o que permitiu mais uma oportunidade para os diferentes elementos trocarem ideias e experiências, a nível nacional, de modo a agregá-las e fazê-las convergir num documento único - o manual “TRASE”, que constituirá a face visível do trabalho realizado ao longo dos 2 anos do projeto. A obra apresenta os conteúdos, os métodos e as ferramentas para implementar um curso de formação que permita habilitar professores, técnicos, pais e cuidadores a trabalhar o tema da sexualidade com pessoas portadoras de deficiência.


Halloween@ ESOB

Halloween@ ESOBPark your broom at the door and come sit for a spooky, haunting movie…com a Exposição de trabalhos: vassouras/ Visionamento de filmes produzidos pelos alunos. Decorreu com muito sucesso, no último dia de Outubro e primeira semana de novembro.

A tradição teve origem nos povos antigos da Grã-Bretanha e Irlanda, cuja crença repousava na certeza de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos regressavam a casa – que é a forma simpática de dizer que os mortos voltavam da sepultura para aterrorizar os vivos. É a noite mais assustadora do ano, e por isso, os filmes de terror encontram, nesta data, uma razão especial para o seu ser.

Este ano apresentámos um mundo de vassouras a pairar nos céus da nossa escola e assistimos, na secundária, a uma série de películas sangrentas, assustadoras e arrepiantes produzidas e editadas pelos nossos atores favoritos: OS ALUNOS!

Com esta actividade de Halloween pretendemos promover a integração entre culturas, fazendo uso da multidisciplinaridade, bem como incentivar a solidariedade e o cuidado com o meio; identificar aspectos que associam a comemoração do Halloween, valorizando as manifestações culturais, incentivando a busca pelo conhecimento, conhecendo os símbolos, aprimorando o vocabulário da língua inglesa, conhecendo a origem desta festa e valorizando o trabalho em equipa; desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram determinados preconceitos ao que se desconhece.

Your English teachers


Pág. 5 de 7

GIAE

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates