Geral

Dia do Nariz Vermelho nas Escolas

Dia do Nariz Vermelho nas EscolasNo dia 1 de junho o nosso Agrupamento associa-se ao Dia do Nariz Vermelho nas Escolas, uma iniciativa da Operação Nariz Vermelho, que tem como objetivo sensibilizar para a solidariedade social, ensinando a importância que um sorriso pode ter na vida de uma criança hospitalizada.

A Operação Nariz Vermelho tem como missão levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica. Neste momento garante visitas hospitalares semanais, durante 42 semanas por ano, aos 15 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 26 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 14 profissionais. Por ano, mais de 45 000 crianças recebem a visita dos Doutores Palhaços. Mas o número que mais conta é o número 1: 1 olhar de cada vez. 1 coração de cada vez. 1 sorriso de cada vez!

O Agrupamento vai, ao longo deste dia, dinamizar várias atividades lúdicas com os alunos e também contribuir para a angariação de fundos através da venda de material solidário da Operação Nariz Vermelho. Contamos com a adesão e a alegria de todos!


Concurso "Media@ção"

Concurso "Media@ção"

A Biblioteca Escolar de Oiã desafiou os alunos da turma O2 a participar no concurso “Media@ção” subordinado ao tema “Há vida para além da televisão, dos videojogos e da Internet”.

Os alunos e a professora aceitaram a proposta e, ao longo do 2.º período, sempre em articulação com a professora bibliotecária, foram dinamizadas várias sessões de sensibilização sobre a temática.

Posteriormente, em grupo, os alunos elaboraram pequenas narrativas, que partilharam com a turma, e escolheram uma para ser melhorada coletivamente. A história selecionada, depois de aperfeiçoada, foi dramatizada com recurso a fantoches. Com os registos sonoros e as fotografias tiradas durante a apresentação do teatro de fantoches foi elaborado um pequeno vídeo, que seguiu para o concurso.

Apesar de não ter sido premiado, foi muito estimulante e enriquecedor para todos os envolvidos participar neste projeto.


Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário

Nos passados dias 14 e 15 do presente mês, os jovens António Pato e Valdir Coimbra, alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a frequentarem o 11º ano de escolaridade, estiveram presentes na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, que este ano teve como tema a debate: Igualdade de Género – Um debate para tod@s!. Estes jovens deputados juntaram-se a seis colegas de mais três escolas do distrito de Aveiro para o representarem nas várias atividades desta sessão nacional que decorreu na Assembleia da República. O deputado António Pato desempenhou, também, o papel de porta-voz do grupo. Foram, ainda, acompanhados pela colega Sara Filipa Santos, aluna que viajou na condição de jornalista representante da escola. Continuar...

Quando quatro chefes marcam encontro…

Quando quatro chefes marcam encontro… Quando quatro chefes marcam encontro…

Aconteceu no passado dia 11, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. Os alunos do terceiro ano do Curso Profissional de Técnico de Restauração e do Curso de Educação e Formação (CEF) da mesma área lançaram o desafio, um encontro entre os chefes Tito Ferreira e Luís Araújo Gomes formadores deste Agrupamento, o Chefe Gustavo Maya e o Chefe Gerson Oliveira, a mais recente revelação, na arte da gastronomia portuguesa. E aconteceu.

Para além da confeção de uma refeição deliciosa de comer e chorar por mais a cargo dos chefes Tito e Luís – creme de legumes, arroz de polvo e uma salada de frutas simplesmente DIVINAL, a manhã decorreu com a apresentação, aos alunos, da Massada de Bacalhau Salgado Seco da Noruega, do Chefe Gerson, um prato que valeu a este nosso amigo, oliveirense de gema, o primeiro lugar no concurso nacional “Revolta do Bacalhau”, 2018 e uma viagem à Noruega, terra do mais fiel amigo dos portugueses e cujos pormenores – ele prometeu, perante todos os presentes, testemunhas do seu entusiasmo contagiante, da sua alegria e vontade de conquistar o mundo das estrelas Michelin – descobriremos logo que regresse.

 

Continuar...

Provas de Aferição


- Calendário


- 2º ano | Informação-Prova | Informação Complementar |


- 5º ano | Informação-Prova | Informação Complementar |


- 8º ano | Informação-Prova | Informação Complementar |


Dia Mundial da Biodiversidade

Dia Mundial da BiodiversidadeComemorou-se, no dia 22 de maio de 2018, o Dia Mundial da Biodiversidade.

O AEOB assinalou este dia com a realização de uma Palestra que decorreu no Auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol. Esta Palestra foi proferida pela Professora Elisabete Almeida, no âmbito do Projeto Eco-Escolas e destinou-se a todos os alunos do AEOB do 8º ano de escolaridade.

Clique aqui para saber mais


Dádiva de sangue na ESOB

Dádiva de sangue na ESOB

No próximo dia 02de maio, 4.ª feira, das 9h00 às 13h00, decorrerá uma campanha de Recolha de Sangue na Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB). Esta iniciativa é promovida pela equipa PES do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro em parceria com a Associação de Dadores de Sangue da Mamarrosa (ADASMA). A recolha será da responsabilidade da Brigada de Recolha de Sangue do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (C.H.U.C.).

Esta campanha está aberta a todos os que queiram colaborar.

Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis.

No momento da inscrição, deverá apresentar um documento de identificação com fotografia (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, passaporte, cartão de residente ou carta de condução) e preencher um questionário; passa pela triagem clínica, onde será avaliado por um profissional de saúde qualificado que determinará a sua elegibilidade para a dádiva de sangue, através de uma avaliação clínica e exame físico (como determinação do seu peso, altura, hemoglobina e tensão arterial); posteriormente, é realizada a colheita e presenteado com uma pequena refeição. O tempo de duração de uma recolha é de 30 a 45 minutos.

Apela-se à participação de todos.


 

À descoberta de Lisboa

À descoberta de Lisboa À descoberta de Lisboa

No passado dia 21 de março, os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro realizaram a visita de estudo tão esperada a Lisboa. A viagem realizou-se no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Português, Inglês, História, Geografia, Educação Visual e Educação Física, tendo como acompanhantes os professores das mesmas e alguns Diretores de Turma.

Continuar...

Pág. 2 de 12

Exames

Provas de Aferição

GIAE

email AEOBAEOB no FacebookAEOB no Youtube

Caixa de sugestões

Radio Escolar

Saber +

revist@mais

Avaliação Interna

Escola Saudável Mente

Parcerias

Eco-Escolas

Free business joomla templates