O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (European Quality Assurance in Vocational Education and Training, EQAVET), foi instituído pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia. O seu objetivo é melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro obteve a certificação EQAVET após uma auditoria que decorreu a 4 de fevereiro de 2021, reiterando o reconhecimento da qualidade das suas práticas. O processo envolveu toda a comunidade educativa, com destaque para a equipa EQAVET, docentes, alunos, colaboradores não docentes, encarregados de educação, entidades empregadoras e parceiros (stakeholders internos e externos). Este processo passou por quatro fases, ao longo dos anos letivos 2019/20 e 2020/21, a saber: planeamento, implementação, avaliação e revisão. Na fase de planeamento foi necessário ver o "estado da ar te" no EFP à luz do quadro EQAVET e rever o projeto educativo tendo em conta a valorização deste ensino. Após essa fase, elaboraram- se documento estruturantes na definição do processo, como o documento base e o plano de acção (cujo link se encontra abaixo), tendo em conta os indicadores 4, 5 e 6 desse quadro de referência EQAVET. Após a implementação deste plano passou- se à sua avaliação e redação de um relatório de operador (cujo link se encontra abaixo) com a inclusão de um plano de melhoria que define duas linhas estruturantes a rever e melhorar: formação de professores e formadores do EFP e estreitamento da relação com os empregadores, de forma a aproximar a realidade da escola à do mercado de trabalho.

Acreditamos que a obtenção deste selo sustentará uma cultura de melhoria contínua, assumindo-se como o instigador do reforço de confiança na educação e formação profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.

Documento Base (versão Texto)

Documento Base (versão folheto de divulgação)

Plano de Ação

Relatório do operador