Mais um projeto Clube de Ciência Viva na Escola do AEOB foi aprovado para integrar a rede de Clubes de Ciência Viva (CCV). No segundo semestre deste ano letivo, começou a funcionar um novo clube, para além do que já existe no 3º ciclo e secundário, e com o objetivo de promover, entre os alunos mais novos, maior envolvimento com a componente experimental das ciências e estimular a descoberta de novos conhecimentos.  Este projeto tem a duração de três anos, tendo sido este o primeiro com LUZ como tema central.

Neste âmbito, já foram realizadas três atividades, com grande sucesso junto dos mais novos:

Experimenta tu também!

Os alunos do 2º ciclo que se inscreveram nesta atividade, com 6 sessões, tiveram a oportunidade de produzir, por exemplo, um arco-íris num DVD e de construir um Candeeiro de Lava caseiro. Os participantes demonstraram grande empenho e realizaram as atividades com bastante interesse, ficando encantados com os resultados.

A Vida é uma Experiência

Os alunos do 1.º Ciclo (do 1.º ao 3ºano de escolaridade) tiveram a oportunidade de assistir a um show de Ciência, com um conjunto de atividades laboratoriais preparadas de acordo com as aprendizagens essências de Estudo do Meio e, assim, de uma forma mais prática, auxiliar os alunos no desenvolvimento das mesmas.

Esta atividade envolveu a parceria AEOB / IEC- Instituto de Educação e Cidadania para a concretização das sessões em todas as escolas do 1.º Ciclo do agrupamento.

Os mais novos têm demonstrado muito interesse, vontade de participar e curiosidade, apresentando sempre bastantes questões pertinentes.

A Luz na tua Vida

Este é um projeto que integra todos os alunos do 6.º ano de escolaridade. Terá continuidade no próximo ano letivo e foi pensado no âmbito da articulação vertical entre os dois Clubes Ciência Viva na Escola. O projeto teve início com um grupo de alunos do 12º ano que, com o apoio dos seus professores, prepararam um conjunto de atividades laboratoriais de Física, sendo organizada uma visita dos alunos de 6.º ano à escola secundária para assistirem a uma explicação dessas atividades por parte dos seus colegas que frequentam o ensino secundário. Esta atividade decorreu no dia 9 de maio e teve o apoio da Câmara Municipal,  que disponibilizou o transporte dos alunos do 6º ano de todas as escolas.

No próximo ano letivo, o Clube irá continuar a entusiasmar os nossos alunos mais novos, dando continuidade às atividades já iniciadas e incluindo novas atividades, sempre com uma grande componente prática e com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem Experimental da Ciência. Agradecemos o apoio que os nossos parceiros, Instituto de Educação e Cidadania e Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, nos têm dado.

(Vasco Saraiva, Coordenador do Clube Ciência Viva)