Encontra-se patente no átrio principal da ESOB uma exposição evocativa do Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinalou no passado dia 27 de janeiro de 2019. A data desta efeméride foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo facto de, no referido dia, em 1945, ter ocorrido a libertação dos prisioneiros que se encontravam no campo de concentração nazi de  Auschwitz, localizado na Polónia.

A exposição integra trabalhos elaborados, no âmbito da disciplina de História, pelos alunos do 9º D e do 12º D, espelhando, também, as proximidades e diálogos que vêm sendo desenvolvidos, nesta disciplina, entre os dois níveis de ensino.

Apostando em linguagens estéticas e tipologias diversas como maquetes, cartazes, telas e instalações, os trabalhos convergem na mensagem, a qual se centra na necessidade de relembrar os milhões de vítimas, sobretudo judeus, que resultaram da política de extermínio nazi, chamando-se, também, a atenção para situações relacionadas com práticas genocidas que têm ocorrido noutros contextos. Finalmente a mensagem assume um caráter apelativo, desafiando cada um de nós a refletir e a estar vigilante perante situações que poderão pôr em causa os direitos fundamentais de qualquer Ser Humano.