Os alunos do 2.º ciclo do AEOB, a propósito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no dia 23 de abril, realizaram uma exposição de marcadores de livros alusivos aos autores e escritores da nossa terra: Rosinda de Oliveira, Idália Sá-Chaves, António de Cértima, Arsénio Mota, António Capão, Acúrcio Correia da Silva e Armor Pires Mota.

Durante os meses de março e abril os alunos do 9º ano do nosso Agrupamento receberam formação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro sobre “Suporte Básico de Vida”.

Esta formação foi desenvolvida em dois tempos da disciplina de Ciências Naturais, um tempo foi dedicado a transmissão da informação teórica e outro tempo a aplicação prática da mesma.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada (in https://www.sns24.gov.pt/guia/suporte-basico-de-vida/)

O “25 de abril de 1974/ 2022 – 48 anos da nossa história” foi assinalado pelos professores do grupo de História do 3º ciclo, através de trabalhos desenvolvidos pelos alunos (cartazes, biografias, entrevistas e trabalhos em 3D), nas várias escolas do Agrupamento, alusivos aos acontecimentos ocorridos na madrugada do dia 25 de abril de 1974, que puseram fim a mais de 40 anos de ditadura em Portugal.

Celebrou-se no dia 23 de abrilDia Mundial do Livro e as turmas do 2º ciclo do AEOB assinalaram esta data com a realização de marcadores de livros alusivos aos escritores oliveirenses do século XX.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as obras dos escritores locais (Arsénio Mota, Rosinda de Oliveira, António Capão, Idália Sá- Chaves, Armor Mota, Acúrsio Silva, António de Cértima e Manuel C. Silva) valorizando assim o património local. Dos marcadores constam citações e versos acompanhados das respetivas ilustrações e uma pequena biografia ( ID Card ) de cada escritor.

No âmbito do concurso “Canção à espera de palavras”, já foram gravadas, editadas e submetidas a concurso as letras selecionadas.

Aguardam-se os resultados a nível nacional, até ao final do mês de maio.