No âmbito da comemoração do Dia de Reis, os grupos da EPE do Centro Escolar de Troviscal, 0T1 e 0T2, saíram à rua, como ensina a tradição, percorrendo de lés a lés as ruas mais imediatas, carregando a alegria, a boa disposição e os instrumentos musicais a marcar o ritmo animado.

Não podíamos ter sido melhor recebidos por todos os que visitámos. O Centro Ambiente Para Todos foi a nossa última paragem e foi notável a alegria dos mais novos aos mais idosos que há muito não experienciavam tão saudável convivência.

A todos os que nos receberam e partilharam o melhor que tinham, OBRIGADO E BEM HAJAM!

No dia 25 de janeiro, o Clube Ubuntu da Escola Dr. Acácio de Azevedo participou no Encontro Nacional de Escolas Ubuntu. Este encontro decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian sob o tema “Esperançar em tempos difíceis”, onde se reuniram mais de 1200 participantes de diferentes escolas de norte a sul do país.

Foi um grande momento de partilha de experiências que contou com a presença de  Dino d’Santiago,  Sam P. Jalloh (tenista da Serra Leoa sobrevivente da guerra civil), o Diretor Geral da Educação e muitos outros participantes. Foram ouvidos vários testemunhos inspiradores que permitiram avaliar o impacto deste projeto nas escolas.

“O Ubuntu é chegar a casa”, e que bom que é quando a escola também é casa.

À semelhança dos anos anteriores, o nosso agrupamento participa  no Projeto Parlamento dos Jovens.    Este ano o tema em  debate é: Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?
 Assim, apresentamos as medidas das listas participantes, A, B,C,D,E, F,G,H, I, através do vídeo.
As eleições realizar-se-ão no dia 19 de janeiro (5ª feira), nas escolas básicas: Dr. Acácio de Azevedo, Dr. Fernando Peixinho e Frei Gil.

No passado dia 20 de dezembro, a Comunidade educativa da EB de Oiã Nascente reuniu-se ao final da tarde no refeitório, para confraternizar e divertir-se um pouco, celebrando em simultâneo o espírito natalício.

As crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, atempadamente ensaiaram com os professores das AEC´s músicas e danças alusivas ao Natal, que foram apresentadas aos pais, aos encarregados de educação e familiares no bonito palco elaborado pela Associação de Pais e muito do agrado de todos os presentes.

Em seguida, miúdos e graúdos tiveram a oportunidade de assistir a brilhantes interpretações musicais de alguns alunos do nosso estabelecimento escolar e que frequentam o Conservatório de Música da Bairrada - Escola de Artes da Bairrada, arrancando fortes aplausos na plateia completamente esgotada.

Após as atuações dos pequenos artistas, o Pai Natal como sempre foi pontual e chegou à nossa escola com os desejados presentes para entregar a todas as crianças. Foi uma alegria total!

E porque o Natal é sinónimo de partilha, ao início da noite, no ginásio houve lugar a um lanche partilhado recheado de muitas e boas iguarias, que a todos deliciou.

Desejamos a todos a continuação de festas felizes e os votos de um próspero Ano Novo!

O Instituto de Educação e Cidadania (IEC) promoveu mais uma edição de Estágios Científicos para alunos do ensino secundário. Os alunos selecionados irão estagiar em laboratórios de centros de investigação científica de Universidades. Durante três dias, 8 alunos, divididos em grupos de dois, acompanham cientistas e participam em atividades laboratoriais. As deslocações e os almoços dos alunos são assegurados pelo IEC.

Dos 41 candidatos oriundos de várias escolas foram selecionados 3 da ESOB. Parabéns aos alunos:

- A Dina Maia vai estagiar no Instituto de Biomedicina (iBiMED) da UA;

- O Simão Jesus vai estagiar no Centro de Ecologia Funcional (CEF) da UC;

- O Fábio Velasquez vai estagiar no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA

À aluna Lara Ferreira que ficou como 1º suplente e a todos os restantes alunos da ESOB que não foram selecionados, não desanimem, pois haverá outras oportunidades.

Os professores de Biologia e Geologia esperam que estes estágios contribuam para expandir conhecimentos e competências, e aumentem o gosto pela investigação científica.