O Dia Mundial da Filosofia celebra-se na terceira quinta-feira de novembro e é promovido pela UNESCO, que nesta data procura sublinhar a importância desta disciplina para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Num mundo cada vez mais globalizado, o ensino da filosofia tem um papel essencial na aquisição de um pensamento crítico, na troca de conhecimento e diálogo entre culturas.

Este ano, o Dia Mundial da Filosofia foi comemorado no passado dia 19 de novembro. Os docentes de Filosofia, juntamente com os seus alunos, promoveram um conjunto de atividades de sensibilização para a importância da Filosofia enquanto saber enraizado e comprometido com a vida e com os problemas dos povos, interpelando com espírito crítico o status quo e propondo soluções.

Neste sentido, foram afixados em vários espaços da ESOB cartazes com citações de pensamentos filosóficos; foi concretizada a “Galeria dos Filósofos”, com exposição de trabalhos realizados pelos alunos; foram expostos símbolos da Filosofia e foi afixada uma faixa evocativa do Dia Mundial da Filosofia.

Num ano marcado pela pandemia COVID 19, vale a pena pensar na mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia deste ano: “O Dia Mundial da Filosofia 2020 é, por vários motivos, excecional. É uma celebração no meio de várias crises - sanitária, económica, climática e também existencial. Esta pandemia veio pôr em causa muitos aspetos das nossas sociedades: desde a nossa relação com a comunidade até à nossa condição como indivíduos, passando pelos nossos sistemas económicos e políticos. Este dia é, este ano, por todos estes motivos, particularmente significativo. O Dia Mundial da Filosofia é uma oportunidade para celebramos não só uma disciplina académica ou uma ciência humana, como também algo mais profundo: uma certa forma de estarmos no mundo, ainda mais necessária no contexto em que vivemos. A filosofia é, de facto, essa abordagem fundamental através da qual cada indivíduo se relaciona consigo próprio e se posiciona no mundo. Longe de estar separada da vida, a filosofia contempla-a, questiona-a e determina-a. (…) Para encontrar respostas aos desafios contemporâneos, a UNESCO apoia-se diariamente nos recursos da filosofia: ouvindo todas as filosofias, incluindo as indígenas, para reconstruir a nossa relação com a natureza; pedindo aos filósofos que reflitam sobre os princípios éticos da inteligência artificial; ou, no meio da crise, que se distanciem o suficiente para imaginar o mundo de amanhã. (…) Deste modo, não ficamos indefesos face a crises e acontecimentos sem precedentes. Este dia mundial deve constituir uma oportunidade para celebrar, para festejar a filosofia, para recordar que ela nos proporciona algum distanciamento e conforto, e que consolida a nossa existência. Também deve ser uma oportunidade para promover a prática da filosofia, desde o apoio à investigação universitária até ao fomento da filosofia para crianças, que desperta o olhar desde a mais tenra idade.»