Ilustração de textos de Pessoa: uma forma de celebrar o Dia Mundial da Poesia

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos da turma D do 12º ano,  do Curso de  Línguas e Humanidades, foram desafiados a realizarem trabalhos ilustrativos e representativos da vasta obra do poeta Fernando Pessoa.

Os trabalhos foram desenvolvidos no contexto da articulação curricular entre as disciplinas de Português e de História A. Numa primeira fase, os alunos procederam à seleção de poemas de Fernando Pessoa, ortónimo e heterónimo, com os quais se identificavam mais. Posteriormente, tendo como mote as palavras do poeta, deram asas à sua criatividade e, inspirados nas correntes artísticas da primeira metade do século XX, produziram desenhos, pinturas, colagens, instalações e vídeos que refletem um processo que, através da ponte da imaginação, aliou a poesia à arte.

Dando o nosso contributo para assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março, mostramos dois exemplos dos trabalhos realizados, da autoria dos alunos Natacha Ferreira e  Pedro Ribeiro.