No âmbito dos Domínios da Autonomia Curricular e da Cidadania e Desenvolvimento os alunos do 12ºB da Escola Secundária de Oliveira do Bairro propuseram a realização de uma corrida/caminhada virtual, de cariz solidário.

A atividade interdisciplinar realizou-se em diversos pontos do país, estando prevista, inicialmente, para os dias 12 a 15 de maio de 2021, mas, devido ao mau tempo, prolongou-se até ao dia 23 do mesmo mês.

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus causou muitas dificuldades às famílias dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, nomeadamente, na aquisição de bens essenciais (alimentares e de higiene). É, por isso, fundamental que se desenvolvam iniciativas que tenham como principal objetivo a angariação de bens de primeira necessidade. Neste sentido, o “valor” da inscrição correspondeu à doação de um, ou vários, bens essenciais que foram entregues ao Agrupamento para, posteriormente, serem distribuídos pelas famílias mais carenciadas.

Para além disso, estiveram subjacentes outros objetivos, nomeadamente, a sensibilização da comunidade educativa para a importância da entreajuda, a promoção de hábitos de vida saudável, bem como o desenvolvimento de relações positivas entre a comunidade educativa.

Este projeto ultrapassou todas as expetativas, alcançando cerca de 300 inscrições, tendo contado com uma turma da Escola Básica de Vila Verde e várias da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, alunos de diferentes níveis de ensino, professores, assistentes operacionais, vereadores da Câmara Municipal e várias pessoas da comunidade educativa e uma recolha de, aproximadamente, 900 bens essenciais. Este sucesso foi possível devido ao apoio do Agrupamento e da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a quem agradecemos, e à dinamização realizada pelos alunos do 12ºB e pela sua Diretora de Turma, Sofia Pereira.