Os alunos das turmas  5ºG e 5ºF descobriram o Kamishibai Plurilingue.

Kamishibai significa « teatro de papel » em japonês. É uma espécie de teatro itinerante, para contar histórias às crianças. Neste caso é uma estória plurilingue, caracterizada pela presença de pelo menos quatro línguas escolhidas pelos alunos. Este teatro é constituído por pranchas ilustradas que são apresentadas num pequeno palco de madeira chamado  "Butai".

“O mundo estava a mudar mais rapidamente que o tinha imaginado” foi o tema da 3ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue Portugal, 2020-2021,  organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do CIDTFF no âmbito da sua parceria com a rede Internacional Kamilala e coordenado pela investigadora Rosa Maria Faneca.

Os alunos entusiasmaram-se com o tema e o 5ºG pensou logo na poluição dos oceanos e no uso excessivo de plásticos que prejudica o nosso planeta. O título do seu projeto foi “Socorro! O planeta está embalado!”.Já os alunos do 5ºF pensaram na Covid-19, que trouxe grandes mudanças no nosso dia a dia,  dando o título “Não quero ser Co(n)vid(ado)!” ao seu projeto.

Cada turma começou por planificar a sua estória nas aulas de Escrevilendo Português. Criaram as personagens e os cenários, escolheram as línguas que iam integrar o projeto e decidiram pedir a ajuda da professora de Ed. Tecnológica para colocar em prática, no papel, as suas ideias e claro, para  a construção do Butai. A turma 5º F, devido aos constrangimentos do ensino à distância, optou por arriscar numa produção digital criando os cenários e as personagens usando os seus próprios avatares feitos com a ferramenta Pixton Edu.

Todos os alunos gostaram desta experiência diferente, pois para além de criarem toda a história, também lhes deram a sua própria voz.

Esta foi a primeira participação dos alunos e das professoras num projeto deste género. Houve muitos percalços pelo caminho, mas com paciência e algum trabalho online, conseguimos concluir o projeto, o  que nos deixou muito satisfeitos.

A cerimónia de  entrega de Prémios da 3ª edição decorreu à distância, no dia 1 de junho (Dia Mundial da Criança) através do Zoom  e incluiu a leitura dos kamishibais vencedores, a entrega de prémios  e as vozes dos vencedores.

Nós não ganhámos, mas aprendemos muito e todos os alunos gostaram de participar neste concurso,  esperando poder participar novamente, numa próxima edição.

Texto elaborado colaborativamente pelos alunos do 5ºG e 5ºF da Extensão Frei Gil