O Projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma C do 11º ano partiu do visionamento do filme INTERSTELLAR, de Christopher Nolan (2014). O filme mostra o colapso do planeta Terra e coloca a possibilidade de sermos obrigados a procurar um novo lar para garantir a sobrevivência da espécie. Surgiu, então, a seguinte questão: será, de facto, necessário e possível encontrar outro planeta habitável?

O desafio lançado aos alunos foi responder a esta questão, com base em conhecimentos científicos, e o objetivo foi promover a educação ambiental. Os docentes da turma definiram os conteúdos a trabalhar e os resultados foram surpreendentes: produziu-se um glossário que explica os vários conceitos ligados à Física e transmitidos no filme; analisaram-se várias teorias sobre o equilíbrio precário do nosso planeta; discutiu-se o impacto da COVID-19 no ambiente que nos rodeia; criaram-se protótipos de naves espaciais. Finalmente, o projeto culminou com a representação de uma «cimeira europeia sobre o futuro da humanidade», atividade que entusiasmou os alunos e encantou os professores.
Desenvolvendo competências em diversas áreas, este trabalho pretendeu alertar os jovens para a dimensão da nossa responsabilidade na construção de um planeta sustentável. O exercício dessa responsabilidade só é possível se aprofundarmos o nosso conhecimento no sentido de melhor compreender o mundo em que vivemos.