O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro representado pela Escola Dr. Acácio Azevedo, inscrita no Programa Eco-Escolas, pelo trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 20/21, foi galardoado, uma vez mais, com a Bandeira Verde, pelo quinto ano consecutivo!

O programa internacional da FEE (Foundation for Environmental Education) coordenado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) chegou a Portugal em 1996 e tem vindo a fazer um percurso insistente junto de milhares de crianças e jovens. O objetivo continua a ser encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Assim, todos os anos o Programa Eco-Escolas/ABAE promove e apresenta vários desafios às Eco-Escolas de todo o País, incentivando mudanças de hábitos de forma a tornar a vida diária mais sustentável, quer nas Escolas quer nas comunidades.

Sob a Coordenação das professoras Elisabete Correia e Lina Martins, o AEOB, aceitou estes novos desafios, e desta vez, no Concurso Póster Eco-Código 2021 foi reconhecido com Menção Honrosa pelo Júri Comissão Nacional.

Foi premiado ainda, pelo seu contributo na Recolha de REEEs (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) integrado na 13ª Geração Depositrão que, ao longo ano letivo 20/21, juntamente com mais 540 escolas e entidades geminadas de todo o País, ajudaram a recolher mais de 430 toneladas de resíduos elétricos e pilhas em fim de vida, e que agora terão a Reciclagem como destino.

O AEOB acreditando, uma vez mais, na Reciclagem, participou também na Campanha da GreenCork- Recolha de Rolhas de Cortiça para Reciclagem. Esta Campanha visando a promoção da sustentabilidade, divulga a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável. Esta recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro. Nesta Campanha o AEOB conseguiu recolher mais de 350 kg, com a ajuda de toda a comunidade escolar, tendo ficado em 2º lugar a nível nacional.

A participação do AEOB neste tipo de Campanhas e Programas tem possibilitado o desenvolvimento de múltiplos valores e competências a vários níveis. Por reconhecer esta importância, este ano, o AEOB conta com mais duas escolas inscritas no Programa Eco-Escolas. Assim, além da Escola Dr. Acácio Azevedo, estão também inscritas a Escola Secundária e a Escola Dr. Fernando Peixinho. Estas três escolas contarão com os professores que constituem a Equipa do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, Elisabete Correia Almeida, Sandra Faria e Óscar Martins para coordenar este Programa, juntamente, com a colaboração de toda a comunidade.

O AEOB espera, desta forma, continuar a reforçar esta crescente consciência ecológica entre os mais novos e em toda a comunidade educativa, dando bons exemplos de Cidadania e Educação Ambiental, mostrando que está no bom caminho para o Desenvolvimento Sustentável.