Decorreu no passado fim de semana (6 e 7 de novembro de 2021) o Evento Nacional de Seleção para o Festival Europeu Science on Stage 2022, coordenado pelo NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia. Projetos de várias regiões do país foram apresentados num evento “de professores para professores” com uma manhã aberta à comunidade.

Um dos critérios para a admissão dos projetos a apresentar era seguir metodologias inovadoras de ensino numa abordagem com base em inquiry based learning. O júri do Festival Nacional visitou os stands para conhecer e selecionar sete projetos que irão formar a delegação portuguesa para o Festival Europeu Science on Stage 2022 em Praga. Um dos projetos selecionados para o evento internacional é o “Chemistry to City (CtoC) - Metals in the City of Oliveira do Bairro” na categoria de "Collaboration in STEM Education” - projetos que incluem as comunidades locais.

O projeto foi apresentado por Fátima Pires, Professora de Físico-Química do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais de Química do 12.º ano de escolaridade, especificamente sobre Metais e Ligas. O projeto CtoC está a ser desenvolvido no âmbito de Dissertação Fátima Pires, sob orientação científica de Cecília Guerra (CIDTFF/UA), onde se tem procurado sustentar o know-how desenvolvido por professores e alunos do AEOB com a participação em projetos como por exemplo o Clube de Ciência Viva, integrando (novos) inputs teóricos e metodológicos da investigação em comunicação e educação em ciência e para trabalhar sobre o capital social, cultural e científico da cidade de Oliveira do Bairro.

Os alunos estão a desenvolver o projeto de comunicação e educação de ciência (com enfoque na investigação relacionada com Metais e Ligas) para: dar a conhecer a cidade de Oliveira do Bairro criando sentido de pertença e revitalizando a cidade; imaginar como usar a Química para intervir na comunidade local; criar condições para agregar parceiros locais e regionais de várias esferas da sociedade. A fase final do projeto CtoC implicará a realização de um evento, co-organizado com os alunos envolvidos no projeto para partilhar os resultados dos projetos à comunidade escolar.