Muito mais que um título, trata-se de um projeto desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) que tem como pano de fundo uma vertente solidária e simultaneamente ambiental. Este projeto resultou de uma conversa informal entre o Professor Silvestre Soares e a professora Elisabete Correia Almeida, Coordenadora da Equipa do Desenvolvimento Sustentável/Programa Eco-Escolas, onde foi abordada a questão do destino dos manuais escolares. De imediato, surgiu a ideia de uma Campanha de Recolha de Manuais destinados a Cabo Verde.

Com “luz verde” da Direção e numa operação relâmpago, foi possível fazê-la chegar a toda a comunidade escolar do Agrupamento que, rapidamente, se mobilizou para levar a cabo este projeto que visava a concretização de vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente, erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades e parcerias para a implementação dos Objetivos.

Foi uma agradável surpresa, pois a adesão a esta Campanha superou, em muito, as expetativas. De tal maneira que foi preciso o recurso a uma carrinha da Câmara Municipal de Cantanhede para “escoar”, a enorme quantidade de manuais entretanto recolhidos.  As Bibliotecas das várias escolas do Agrupamento, nomeadamente, Escola Dr. Acácio Azevedo, Extensão Frei Gil, Escola Secundária e Escola Dr. Fernando Peixinho onde “repousava” um elevado número de manuais escolares, também aderiram de uma forma significativa e deram um enorme contributo.

As salas dos professores estavam a ficar sem espaço… mas era por um bom motivo!

Agradecemos, desta forma, a todos os Professores e Assistentes Operacionais do Agrupamento que, prontamente, apoiaram e colaboraram na concretização deste projeto, que teve a Escola Dr. Acácio Azevedo e Extensão Frei Gil, a Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a Escola Dr. Fernando Peixinho e o Centro Escolar de Bustos, como pontos de recolha.

O nosso agradecimento estende-se ainda à Associação Columbófila Cantanhedense, que tem desempenhado um papel extremamente importante na cooperação com o município de Tarrafal (Santiago), projeto de cooperação que resiste desde 2011. A mesma Associação referiu que com esta grande quantidade de manuais doados pelo AEOB, iam inclusivamente, propor ao Ministério da Educação de Cabo Verde, a partilha destes manuais por mais escolas de outros municípios e por outras ilhas do arquipélago.

Bem hajam todos!

Silvestre Soares