O Agrupamento de Escolas aderiu à proposta da CPCJ de Oliveira do Bairro, no sentido de participar na iniciativa da Comissão Nacional relativa à campanha do “32º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança”, assinalada a 20 de novembro.
Assim, nos diferentes estabelecimentos de ensino de 1º, 2º e 3º ciclos foi analisada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em articulação com os professores de Cidadania, professores titulares, diretores de turma e Gabinete de Apoio ao Aluno. Nos vários ciclos, o projeto incidiu na realização do “Estendal dos Direitos”, em que cada turma comentou quatro fotos alusivas ao cumprimento (ou não) desses direitos, num total de cerca de noventa fotos diferentes. Em cada um, dos doze estabelecimentos de ensino foi construído um estendal com as respetivas fotos. Nos estabelecimentos de ensino do 2º e 3º ciclos, as turmas na aula de Cidadania efetuaram uma visita ao estendal, para analisarem as imagens e constatarem as grandes diferenças que existem em vários países do mundo, no que respeita aos direitos da criança.
Esta atividade decorreu com grande interesse e empenho por parte dos discentes.
No âmbito desta comemoração e no sentido de sensibilizar a comunidade local, foi também realizado um “Estendal” público, na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a quem desde já agradecemos pela impressão das fotos.
Equipa de Coordenação de Cidadania e Desenvolvimento
Gabinete de Apoio ao Aluno
Rua Dr. Acácio de Azevedo, nº 28
Tel: 234 747 747
E-mail: secretaria@aeob.edu.pt