Durante o primeiro semestre, os alunos do 7º ano, das várias escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, foram desafiados a construir o “Cartão de Cidadão” dos planetas do Sistema Solar.

A realização deste trabalho contou com a participação de várias disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade e permitiu colocar em prática a “aprendizagem por desafios” (ApD), que é a metodologia dominante da disciplina de Descobrir Físico-Química, em que o aluno é incentivado a participar ativamente na construção do seu conhecimento, de modo a garantir a sua apropriação, como prevê o Plano de Inovação, abraçado pelo Agrupamento.

Assim, os alunos pesquisaram e compilaram as principais características de cada um dos planetas do Sistema Solar; na Matemática, aprenderam a escrever e interpretar os grandes números em notação científica; na disciplina de Educação Visual, desenharam e caricaturaram cada um dos planetas; em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), puderam aprender a criar um código QR, permitindo aceder a mais informação acerca de cada um dos planetas; em História, puderam perceber a origem mitológica dos nomes dos planetas e os símbolos que lhes estão associados; e, em Português, puderam explorar a sua veia poética, criando uma quadra, na qual realçaram as principais características do planeta que trabalharam.

Com a execução deste trabalho, os alunos puderam verificar que os saberes das várias disciplinas se podem cruzar, contribuindo para um resultado final muito diversificado mas garantidamente mais enriquecido.

Foi realizada em cada uma das escolas uma exposição dos trabalhos, podendo-se constatar a grande diversidade como também o empenho e criatividade dos alunos na sua elaboração.