Numa articulação entre as disciplinas de Descobrir Físico-Química e Ciências Naturais, os alunos do 7° A da Escola Básica Dr Acácio de Azevedo foram convidados a percorrer diversos espaços da escola em busca de pistas que continham desafios relacionados com os conteúdos das duas disciplinas e que apelavam também a competências transversais de outras áreas do saber.

Por exemplo, na Biblioteca foram desafiados a interpretar o poema sobre a Lua, de António Gedeão, e declamá-lo à responsável deste espaço; no Jardim da Escola encontraram uma recreação dos Açores e foram desafiados a escrever e cantar uma canção sobre vulcanismo.

No final, todos saíram vitoriosos e mais motivados para a aprendizagem. Foi uma atividade "inspiradora" e "Do outro mundo" como frisaram os alunos na avaliação.