Ao longo da história, a Irlanda sempre teve uma forte relação com a religião. Até recentemente, a igreja tinha uma grande influência sobre muitos aspetos da vida irlandesa.
O feriado nacional mais popular, St. Patrick’s Day, ou o Dia de São Patrício, é celebrado a 17 de março, dia em que morreu o homem de nome Pádraig que trouxe o cristianismo para a Irlanda a partir do século V e que terá usado o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas.
Os irlandeses são pessoas acolhedoras e gostam de oferecer, a quem entra em sua casa, uma boa chávena de chá. Também têm uma longa relação com a palavra falada e escrita. Muitos dos escritores mais aclamados do mundo são irlandeses: Oscar Wilde, James Joyce e W.B Yeats entre outros. Esse amor por palavras e talento pela poesia e pela música combinado com os profundos laços com o cristianismo e a religião, resultou em algo bastante único - as bênçãos irlandesas.
As bênçãos irlandesas são usadas normalmente em cerimónias de casamento, reuniões familiares e outras ocasiões especiais. Surgiram tantas bênçãos ao longo dos séculos que se pode dizer que há uma bênção dedicada a quase todos os eventos da vida. O tema geral da maioria destas bênçãos é ver o lado positivo de uma situação menos boa, ou celebrar as melhores partes de uma ocasião feliz.
Hoje, todos estamos cientes da importância do pensamento positivo para a nossa saúde mental e física, por isso, estas bênçãos já contribuem há muito tempo para o bem-estar do povo irlandês, ou de qualquer outro povo que as conheça.
Aqui ficam alguns exemplos de Irish Blessings!?
☘️Prof. Ana Madalena☘️
Rua Dr. Acácio de Azevedo, nº 28
Tel: 234 747 747
E-mail: secretaria@aeob.edu.pt