Durante os meses de março e abril os alunos do 9º ano do nosso Agrupamento receberam formação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro sobre “Suporte Básico de Vida”.

Esta formação foi desenvolvida em dois tempos da disciplina de Ciências Naturais, um tempo foi dedicado a transmissão da informação teórica e outro tempo a aplicação prática da mesma.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada (in https://www.sns24.gov.pt/guia/suporte-basico-de-vida/)

As doenças cardíacas (com origem no coração ou vasos sanguíneos) estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Quando ocorre, a paragem cardíaca súbita (cada vez mais frequente em todas as faixas etárias) requer intervenções de emergência imediatas e decisivas.

 Medidas de Suporte Básico de Vida, quando iniciadas rapidamente e por indivíduos treinados, podem aumentar significativamente as probabilidades de sucesso na reanimação cardíaca e consequentemente contribuir para a redução das taxas de mortalidade relacionadas à paragem cardíaca. Quanto mais pessoas estiverem treinadas em SBV, maior a probabilidade de rápido reconhecimento de situações de paragem cardíaca, apelo aos serviços de emergência e prestação dos primeiros passos de reanimação cardíaca. (in https://vpformacao.com/20449-2/)

Desde já agradecemos a pronta colaboração dos elementos dos Bombeiros Voluntários que se deslocaram as várias escolas do agrupamento para dinamizar esta formação, assim como a todos os auxiliares e professores que possibilitaram que a mesma decorresse nas melhores condições físicas.

Ficam aqui alguns comentários dos alunos envolvidos

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt